Organizações, Linguagem 

&

Mudança Social

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/38950

Grupo de Pesquisa Organizações, Linguagem e Mudança Social

Grupo de Pesquisa voltado para o aprofundamento teórico-metodológico e compreensão das relações entre organização e subjetividade situadas no imbrincamento com a cultura, história, discurso e sociedade. Partindo do pressuposto ontológico que a realidade é construída socialmente adota do ponto de vista epistemológico matrizes interpretativas históricas e dialógicas, de onde decorrem a adoção de métodos qualitativos. A partir desta visada, investiga os seguintes temas de gestão e estudos organizacionais: 



Essa linha se do grupo ocupa do estudo e de intervenções identifiquem possibilidades de operar racionalidade comunicativa em espaços de debates de contextos organizacionais e acadêmicos. O eixo teórico central deste projeto é a articulação de ordem epistemológica entre estes três elementos: hermenêutica filosófica, histórica e crítica, buscando novos caminhos epistemológicos e compreendendo os limites destas perspectivas teóricas em EOR. 


Assumindo (i) que as pessoas que compõem as organizações vivem imersos em uma cultura em que o consumo é um fator determinante na produção e reprodução de significados; (ii) que organizações produzem e consomem significados que transbordam seus limites; e (iii) que tais significados são centrais para a compreensão de subjetividades no mundo, esta linha tem como principal objeto as interseções e articulações entre organizações e trabalho por um lado e, por outro, lógicas, narrativas, discursividades e práticas relacionadas ao consumo como fenômeno social e aos mercados como mediadores de sua ação sobre as sociedades.


Esta linha do grupo OL&MS se dedica ao estudo e intervenções sociais em três temáticas centrais a saber: (i) Questões de gêneros no mercado de trabalho e na sociedade; (ii) Os efeitos do discurso na subjetivação e organizações e (iii) A construção discursiva de realidades organizacionais.