Informáticos

Software OIR para criação de catálogos coletivos de redes concelhias de bibliotecas

Informações de apoio a técnicos de informática e responsáveis pela manutenção em servidor do OPAC

A- Requisitos de servidor

Configuração mínima: Windows Server 2003 a 2012 - 32 (ou 64 bits) + Microsoft IIS + 2GB de RAM + 200 MB de Disco para a aplicação (recomenda-se 1GB pois o espaço necessário será maior consoante o tamanho dos ficheiros das bases de dados das bibliotecas).

Ver detalhes:

Nota: para iniciar o processo basta colocar o servidor acessível pela Web e seguir o guia de instalação (pode solicitar uma instalação por acesso remoto).

Todo o software a instalar (incluindo o IIS) e configurações necessárias estão indicados nos guias de instalação.

B- Guias técnicos - Instalação

Nota: Para Windows Server 2016 utilizar o guia para Windows Server 2012

C- Atualização de conteúdos

Os conteúdos pesquisáveis correspondem às bases de dados de cada biblioteca. Estas são exportadas de cada sistema individual, carregadas para o sistema do catálogo coletivo e depois integradas no catálogo.

C1- Procedimento normal (semi-automático)

1- Envio de bases atualizadas pelas bibliotecas:

Realizado por cada biblioteca com acesso à aplicação


2- Atualização dos dados ao público

O processo de recriação do catálogo, para incorporação das bases atualizadas, é efetuado automaticamente e de forma periódica:

Entrada da administração

Carregamento das bases de dados pelas bibliotecas

C2- Procedimento especial (manual)

Envio de bases atualizadas pelo administrador do servidor:

Todo o processo de carregamento de bases e atualização do catálogo pode também ser realizado manualmente pelo gestor do servidor, recebendo os ficheiros ISO das bibliotecas (por email) e ativando uma atualização manual

D- Manutenção

  • Cópias de segurança: toda a pasta onde está instalado o catálogo no servidor. Nenhum outro processo necessita de cópia e terá de ser recriado no caso de nova instalação.

Nota. o conteúdo das pastas \upload\isos\isos_proc\ e dos colocados em \work\basestmp\ podem ser limpos antes de uma cópia manual pois são conteúdos criados automaticamente nas atualizações internas.


Senhas de utilizador

As senhas das bibliotecas são atribuídas no momento da instalação do catálogo. A sua alteração pelas bibliotecas é possível mas é uma funcionalidade que está desativada aos utilizadores.

Contacto por email: redes.concelhias@mail-rbe.org