Bom, existem diversos tipos de jogos, como jogos de decoração, cozinhar, aventura, terror, estratégia, simulação, criativo, de tiro etc. E podemos jogar tanto no celular, quanto em computador, notebook e até mesmo vídeo game (porém não estamos falando desse tipo de jogos). Hoje em dia muitas crianças, adolescente e até adultos, jogam tanto por diversão e distração, quanto pra se relaxar e passar o tempo.
Os benefícios de vários joguinhos produtivos e viciantes por aí, são que muitos podem esfriar nossas cabeças, nos destraindo da vida e focar no jogo, há jogos que também ajudam em nossas vidas como jogos educativos, quebra-cabeça, escolares, de profissões etc.
Bom, o vício é uma coisa muito ruim, ainda mais quando o caso é de drogas, porém independente de tudo qualquer caso de vício faz mal. O vício em jogos, pode prejudicar tanto nossa saúde (como nossa visão) quanto em nossa vida, principalmente as dos jovens, que pode prejudicar a vida escolar, tirando o foco e a vontade de fazer as tarefas. Contudo digamos que o vício pode acabar em coisas mais sérias e estragar muitas vidas.
Já a influência, vou usar como exemplo o que é muito usado: Os jogos de tiro. Após o acontecimento em Suzano (13 de Março de 2019) surgiram muitos boatos de pessoas dizendo que jogos violentos influenciaram os envolvidos a cometer aquele massacre. Muitas pessoas dizem que os jogos pode ser um gatilho. Mas podemos evitar isso jogando com moderação, sem querer levar aquilo pra vida e pais, famílias e amigos podem evitar isso.