Dia 14 | 17:15 - 18:45
Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária (atual Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa – FMV-UL), é Mestre e D outor pela Universidade de Reading (Reino Unido).
É professor na FMV-UL, onde coordena o Laboratório de Doenças Infeciosas e desenvolve docência nas áreas da Infeciologia, Epidemiologia, Medicina preventiva e Higiene e Sanidade.
Desenvolve atividade de investigação e consultoria técnico-científica em colaboração com os Serviços Veterinários Nacionais e Europeus e com a FAO, nas áreas da epidemiologia de doenças infeciosas virais e bacterianas dos animais domésticos bem como de doenças transmitidas por vetores, incluindo zoonoses.
Dia 15 | 11:30 - 12:30
TSDT de Saúde Ambiental em funções na Direção Regional de Saúde da Madeira; Integrado no Núcleo de Apoio à Vigilância Entomológica;
Participou nos planos de resposta entomológica em situações de emergência;
implementou o programa "Mosquito Surveillance App na RAM, em participação com a UCL (University College London);
Dia 15 | 10:30 - 11:30
Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU e investigadora integrada no 1H-TOXRUN-UCIBIO. Tem um mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto e um doutoramento pela Universidade de Aveiro. É reconhecida como uma das investigadores mais citadas no mundo pela sua investigação em contaminantes ambientais e alimentares, com foco em microplásticos.
Dia 14 | 15:15 - 16:45
Técnica Superior e Responsável Técnica no Sector de Bacteriologia do Laboratório Regional de Veterinária (LRV) da Direção de Serviços de Veterinária e Alimentação, da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação da Secretariara Regional da Agricultura e Alimentação, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
Licenciada em Biologia- Ramo Científico pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de bacteriologia e sorologia, desde 1985 nomeadamente em programas interinstitucionais voltados para a erradicação e vigilância epidemiológica de doenças zoonóticas e outras infeções de origem animal.
Implementou a pesquisa de anticorpos anti Leptospira pelo Teste de Aglutinação Microscópica (MAT) no LRV em 1992 e participou em diversos projetos e iniciativas ligadas à leptospirose em
colaboração com instituições regionais e nacionais como a colaboração nos projetos.
“Os mamíferos como fatores e risco na saúde Pública e na Produção Animal” – 1995 a
1998, colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Faculdade de Ciências
de Lisboa.
“Estudo Epidemiológico da Leptospirose nos Açores” – Cooperative Agreement Nº 58-
4001-3-F 185; 2004-2008 .
A sua intervenção no congresso incide sobre Leptospirose Animal, refletindo a sua
experiência e interesse na área.
Dia 15 | 11:30 - 12:30
Médico, assistente graduado de Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde (DGS). Membro da Equipa Nacional do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde.
Presidente cessante do Conselho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental da Ordem dos Médicos e coordenador do Grupo de Trabalho da Ordem dos Médicos para a “One Health”.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar (APIH).
Coordenou, na região Centro, a rede de vigilância vetorial REVIVE.
Representante do Ministério da Saúde no Reino Unido, por ocasião do surto aviário H5N1 de Suffolk, Inglaterra (fevereiro de 2007).
Representou a Ordem dos Médicos no Environment Caucus da Assembleia Geral da Associação Médica Mundial (World Medical Assocation), decorrida no Porto (8-11 de outubro de 2025).
Dia 15 | 11:30 - 12:30
Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa, desde 2002 que é Investigadora no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge I.P. (INSA), onde é responsável pelo Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas (CEVDI) e pela Unidade de Resposta à Emergência e Biopreparação (UREB), ambos pertencentes ao Departamento de Doenças Infecciosas do INSA. Coordena o Programa REVIVE-Carraças e é membro do Instituto de Saúde Ambiental, na área das Doenças Transmitidas por Vetores.
Dia 15 | 09:00 - 10:00
É Professora Catedrática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Membro do CECAV-UTAD e colaborador do LAVQ-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Medicina Veterinária pela UTAD com investigação em Microbiologia Médica. Coordenadora do Grupo de Resistência a Antibióticos MicroART e Responsável pelo Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD. Especialista Europeia em Microbiologia
Veterinária pelo Colégio Europeu. Diretora Científica do ESGVM do ESCMID.
Presidente do Conselho Científico da Escola das Ciências Agrárias e Veterinárias. Membro do Conselho Académico e do Colégio Doutoral da UTAD.
Tem como principal interesse a pesquisa e caracterização de mecanismos de resistência a antibióticos em bactérias de diferentes origens numa perspetiva de “Uma só saúde” bem como estudos de epidemiologia molecular para caracterizar linhagens genéticas de bactérias resistentes. Orienta várias teses de doutoramento e mestrado. Responsável por projetos de investigação
financiados por empresas privadas e projetos interuniversitários. Leciona cursos nacionais e internacionais de doutoramento e mestrado e mantém protocolos de cooperação com várias entidades nacionais e internacionais.
Responsável pelo programa Ciência Viva no Laboratório no Departamento de Ciências Veterinárias. Publicou mais de 1000 trabalhos em revistas do SCI (mais de 280), capítulos de livros, comunicações em encontros científicos internacionais, apresentações em reuniões científicas nacionais ou ibéricas e posteres em reuniões científicas. Tem mais de 10.000 publicações em GenBank, publicações em UniProt e registros em MLST. Recebeu 48 prémios.
Opera na área das Ciências Veterinárias a na sua atividade profissional interage com 175 investigadores em autoria e coautoria de trabalhos científicos.
Dia 15 | 14:00 - 15:00
Mestrada em Medicina Veterinária, pela universidade de Évora em 2015.
Ao longo do curso, o interesse na área do comportamento foi ganhando força, culminando no estágio curricular no departamento de comportamento do hospital veterinário de referência OVRS, no Michigan, EUA.
O passo seguinte, foi a pos-graduacao com o tema “Companion Animal Behavior and Welfare” pela University College Odisee. Posteriormente, fez também a certificação Fear Free para profissionais veterinários.
Em termos formativos, tem também o curso de intervenções assistidas por animais ministrado pela Positivas Can, bem como diversas formações em treino e comportamento canino, por várias entidades, como o Ethology Institute ou a School of Canine Science, entre outros.
Além de se dedicar a área de comportamento e bem estar animal, a Teresa foi ainda responsável pelas disciplinas de Comportamento Animal e Técnicas de Treino e Terapias com Animais na Escola Superior de Biociências de Elvas.