Search this site
Embedded Files
ONE HEALTH do ATLÂNTICO

PROGRAMA | LOCAL | ORADORES | FOTOGRAFIAS | APOIOS

ORADORES

Estado da arte da prevenção da tuberculose na sociedade

Dia 14 | 17:15 - 18:45

Dr.Andreia Barroso

Conclusão do Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da

Universidade do Porto em 2018.

Ano Comum no Hospital de São João (2019).

Internato Médico em Pneumologia no Hospital de Faro, tendo realizado urgência e

emergência hospitalar em vários hospitais ao longo do internato (Faro, Lisboa,

Coimbra, Porto, São Paulo – Brasil).

Docente do Curso de Medicina da Universidade do Algarve e colaboração na formação de internos de formação especifica de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar (2020-2025).

Membro da “Save the Children” desde 2012, tendo realizado várias missões de voluntariado desde o início do Curso de Medicina até ao final do Internato Médico.

European Diploma in Adult Respiratory Medicine (HERMES), conferindo-lhe o grau de especialista em Medicina Respiratória (2024).

Formação pós-graduada em Ecografia Torácica [Advanced Lung Ultrasound, Airway Ultrasonography - European Respiratory Society (2024)] e em Cuidados Paliativos [Palliative and End of Life Care - University of Liverpool (2024)].

Suporte Avançado de Vida e Curso de Suporte Avançado de Vida Pediátrico – American Heart Association (2024).

Conclusão da especialidade de Pneumologia (2025). Início de funções como Assistente Hospitalar no Serviço de Pneumologia do Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada.

Atualmente exerce atividade assistencial na enfermaria de Pneumologia, Hospital de Dia de Pneumologia, Consulta de Pneumologia Geral, Técnicas Pneumológicas e

Urgência de Pneumologia. Exerce ainda atividade no Centro de Diagnóstico Pneumológico de São Miguel, onde faz consulta de Tuberculose Pulmonar e Micobactérias Não Tuberculosas.

Mantém atividade de investigação na área da Tuberculose em colaboração com o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Gaia.

Participa no ensino pós-graduado de internos do Ano Comum.

Membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da European Respiratory

Society.

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Dia 15 | 14:00 - 15:00

Dr. Ana Luisa Rodrigues

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra. 

Realizou o internato em Pediatria entre 2010 e 2015 no Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, com estágio de Neurodesenvolvimento realizado no Hospital Garcia de Orta. 

Realizou pós-graduação em Neurodesenvolvimento pela Universidade Católica de Lisboa em 2015-2016. 

Desde 2015 desempenha actividade assistencial como Pediatra no HDES com especial dedicação nas áreas de Neurodesenvolvimento e dos Erros Inatos do Metabolismo.

Retrato epidemiológico da tuberculose nos Açores

Dia 14 | 17:15 - 18:45

Dr.Alexandra Maria Almeida Carreiro

Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2007).

É especialista em Pneumologia desde 2014, exercendo funções de Assistente Hospitalar Graduada no Hospital do Divino de Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER. Exerce atividade assistencial na enfermaria de Pneumologia, Hospital de Dia de Pneumologia, Consulta de Pneumologia Geral, Consulta de Patologia do Sono, Consulta de Insuficientes Respiratórios, Consulta de Fibrose Quística, Técnicas Pneumológicas e Urgência de Pneumologia. É responsável pelas Consultas de Insuficiência Respiratória e Fibrose Quística do adulto. Exerce atividade no Centro de Diagnóstico Pneumológico de São Miguel, sendo responsável pela consulta de tuberculose pulmonar.

Participa na formação de alunos do Ciclo Básico de Medicina, curso que ocorre na Universidade dos Açores ao abrigo de um protocolo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Participa no ensino pós-graduado de internos do Ano Comum, do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Imunoalergologia, nos períodos do Estágio Opcional de Pneumologia no Serviço de Pneumologia e do Estágio de Cuidados Urgentes no Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada.

É revisora da Revista Portuguesa de Pneumologia desde 2014.

Inscrita na Ordem dos Médicos com o nº 47 225.

Membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Membro da European Respiratory Society.

Inscrita nas comissões de trabalho de Patologia Respiratória do Sono, Reabilitação Respiratória e Bronquiectasias.

Controlo de resistências antimicrobianas em ambiente hospitala

Dia 15 | 09:00 - 10:00

Dr.Bianca Ascenção

Mestrado integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Pós Graduação em Higiene e Medicina Tropical, IHMT da Universidade Nova de Lisboa

Especialista em Doenças Infeciosas, Unidade Local de Saúde da Arrábida, E.P.E

Assistente Hospitalar em Doenças Infeciosas no Serviço de Doenças Infeciosas do HDES, Ponta Delgada

Coordenadora da UL-PPCIRA do HDES

CONTROLO E ERRADICAÇÃO TUBERCULOSE  

Dia 14 | 17:15 - 18:45

Dr.º Fernando Boinas (2025)

Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária (atual Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa – FMV-UL), é Mestre e D outor pela Universidade de Reading (Reino Unido).

É professor na FMV-UL, onde coordena o Laboratório de Doenças Infeciosas e desenvolve docência nas áreas da Infeciologia, Epidemiologia, Medicina preventiva e Higiene e Sanidade.

Desenvolve atividade de investigação e consultoria técnico-científica em colaboração com os Serviços Veterinários Nacionais e Europeus e com a FAO, nas áreas da epidemiologia de doenças infeciosas virais e bacterianas dos animais domésticos bem como de doenças transmitidas por vetores, incluindo zoonoses.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NUM CONTEXTO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:

Antecipar riscos para ações de mudança 

Dia 15 | 11:30 - 12:30

Dr.º Guilherme Soares Madruga

TSDT de Saúde Ambiental em funções na Direção Regional de Saúde da Madeira; Integrado no Núcleo de Apoio à Vigilância Entomológica;

Participou nos planos de resposta entomológica em situações de emergência;

implementou o programa "Mosquito Surveillance App na RAM, em participação com a UCL (University College London);

CADEIAS ALIMENTARES SEGURAS

Dia 15 | 10:30 - 11:30

Dr.ª Joana C. Prata

Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU e investigadora integrada no 1H-TOXRUN-UCIBIO. Tem um mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto e um doutoramento pela Universidade de Aveiro. É reconhecida como uma das investigadores mais citadas no mundo pela sua investigação em contaminantes ambientais e alimentares, com foco em microplásticos.

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Dia 15 | 14:00 - 15:00

João Caetano de Furtado Moniz Taveira e Gouvêa

Em 2008, com apenas 14 anos, realizou a formação de Sela 4 com o treinador de grau III João Cirino Neto, que chegou a propor à Federação Equestre Portuguesa a sua admissão no curso de treinador — proposta não aceite devido à idade mínima exigida.

Entre 2008 e 2012, frequentou diversos estágios de equitação com cavaleiros de renome nacional, entre os quais:

  • João Carlos Pamplona – cavaleiro tauromáquico;

  • Joaquim Fernandes – juiz de Dressage e cavaleiro internacional;

  • Mestre Coronel Filipe Santos Correia – vice-presidente da Federação Equestre Portuguesa;

  • Boaventura Freire – cavaleiro português de Dressage e primeiro medalhado português (bronze) no Campeonato da Europa da modalidade.

Em 2012, frequentou o primeiro e único curso de treinador organizado pela Federação Equestre Portuguesa, concluindo-o com a média de 19 valores.

Nesse mesmo ano:

Foi convidado a integrar a equipa nacional de topo “Dressage Plus”;

Realizou o exame de Sela 7, habilitando-o a competir a nível nacional em várias modalidades equestres.

Em 2013, assumiu a presidência do Clube Equestre EquiAçores, centro hípico da família.

Em 2014, iniciou os Serviços Assistidos com Equídeos (Hipoterapia) e organizou o primeiro espetáculo de inclusão, com mais de 50 alunos, evento que se realiza anualmente em fevereiro, sob o nome “Estrelas”.

Em 2016, inscreveu 27 alunos no Campeonato Regional de Dressage, um marco histórico para os Açores.

No mesmo ano:

Realizou um estágio com os Cavaleiros da família Valença, método reconhecido pela Federação Equestre Portuguesa; Estabeleceu uma parceria com a Universidade dos Açores, criando o projeto “Pónei da Terceira”, voltado para o desenvolvimento de cavalos adaptados à competição e às terapias assistidas.

Em 2017, colocou em competição, pela primeira vez nos Açores, uma aluna invisual.

No mesmo ano, tornou-se Presidente do Clube Rotaract de Ponta Delgada, associação de solidariedade pertencente ao Clube Rotário de Ponta Delgada.

Em 2019, organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Clube Rotário, um espetáculo pela Erradicação da Poliomielite angariando 2000€ para a vacinação e desde então organiza todos os anos um evento para esta causa. 

Em 2020, realizou formação em Serviços Assistidos com Equídeos, com as formadoras Helena Costa Amorim e Cátia Rainho (psicomotricista), reconhecida pela Federação Equestre Portuguesa.

Em 2022, concluiu o curso de Terapias Assistidas com Animais no Instituto Politécnico de Santarém (IPS).

Em 2025, levou ao Campeonato Regional de Dressage Açores três cavaleiros — conquistando dois títulos de Vice-Campeão Regional e um de Campeã Regional.

Atualmente, em 2025, conta com 230 alunos, dos quais 110 com deficiência, tornando o Clube Equestre EquiAçores o centro com o maior número de atletas da Região Autónoma dos Açores.

CONTROLO E ERRADICAÇÃO DA LEPTOSPIROSE

Dia 14 | 15:15 - 16:45

Dr.ª Lidia Flor

Técnica Superior e Responsável Técnica no Sector de Bacteriologia do Laboratório Regional de Veterinária (LRV) da Direção de Serviços de Veterinária e Alimentação, da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação da Secretariara Regional da Agricultura e Alimentação, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

Licenciada em Biologia- Ramo Científico pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de bacteriologia e sorologia, desde 1985 nomeadamente em programas interinstitucionais voltados para a erradicação e vigilância epidemiológica de doenças zoonóticas e outras infeções de origem animal.

Implementou a pesquisa de anticorpos anti Leptospira pelo Teste de Aglutinação Microscópica (MAT) no LRV em 1992 e participou em diversos projetos e iniciativas ligadas à leptospirose em

colaboração com instituições regionais e nacionais como a colaboração nos projetos.

“Os mamíferos como fatores e risco na saúde Pública e na Produção Animal” – 1995 a

1998, colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Faculdade de Ciências

de Lisboa.

“Estudo Epidemiológico da Leptospirose nos Açores” – Cooperative Agreement Nº 58-

4001-3-F 185; 2004-2008 .

A sua intervenção no congresso incide sobre Leptospirose Animal, refletindo a sua

experiência e interesse na área.

Leptospirose humana e epidemiologia nos Açores

Dia 14 | 15:15 - 16:45

Dr.ª Luisa Mota Vieira

Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1985), fez mestrado em Biologia Humana pela Universidade de Paris 7 em França (1990), e concluiu o doutoramento por esta Universidade na área da Genética Humana em 1995. Durante a formação académica, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

É membro da Ordem dos Biólogos e especialista em Genética Humana pelo Colégio de Biologia Humana e Saúde da mesma Ordem, tendo sido vogal da Comissão Diretiva deste Colégio (2008-2012). Desde 2002, desempenha funções de Investigadora Principal no Hospital Divino de Espírito Santo de Ponta Delgada, tendo criado e chefiado a Unidade de Genética e Patologia Moleculares até setembro 2025. Atualmente, é coordenadora do Gabinete de Apoio à Investigação.

Foi docente convidada na Universidade dos Açores (Ciclo Básico de Medicina, 2004 - 2019) e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Programa de Doutoramento em Biologia dos Sistemas e Genómica Funcional e Integrativa, 2014 - 2019). Recebeu o Prémio Nacional de Genética “Jacinto de Magalhães” em 1995, e o Prémio Carreira pelo Rotary Club de Ponta Delgada em 2017. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (desde 1996), tendo sido secretária da Direção (2008-2010) e vogal da Comissão de Bioética (2010-2012).

É autora de 71 artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas na PubMed, e de mais de 100 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NUM CONTEXTO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 

Dia 15 | 11:30 - 12:30

Dr.º Lúcio Meneses de Almeida

Médico, assistente graduado de Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde (DGS). Membro da Equipa Nacional do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde.

Presidente cessante do Conselho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental da Ordem dos Médicos e coordenador do Grupo de Trabalho da Ordem dos Médicos para a “One Health”.

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar (APIH).

Coordenou, na região Centro, a rede de vigilância vetorial REVIVE.

Representante do Ministério da Saúde no Reino Unido, por ocasião do surto aviário H5N1 de Suffolk, Inglaterra (fevereiro de 2007).

Representou a Ordem dos Médicos no Environment Caucus da Assembleia Geral da Associação Médica Mundial (World Medical Assocation), decorrida no Porto (8-11 de outubro de 2025).

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Dia 15 | 14:00 - 15:00

Dr.ª Matilde Gago da Câmara Dias Pereira

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses


Formação Académica:

Psicologia Social e das Organizações (ISCTE)

Psicologia Clínica da Saúde (Instituto Piaget)


Áreas de Especialidade:

Cuidados Humanizados em contexto clínico e de acolhimento

Doenças Crónicas

Parentalidade Positiva e Consciente

Reprogramação Cognitiva

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NUM CONTEXTO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 

Dia 15 | 11:30 - 12:30

Dr.ª Maria Sofia Núncio

Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa, desde 2002 que é Investigadora no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge I.P. (INSA), onde é responsável pelo Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas (CEVDI) e pela Unidade de Resposta à Emergência e Biopreparação (UREB), ambos pertencentes ao Departamento de Doenças Infecciosas do INSA. Coordena o Programa REVIVE-Carraças e é membro do Instituto de Saúde Ambiental, na área das Doenças Transmitidas por Vetores.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES NUM CONTEXTO DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:

Dia 15 | 11:30 - 12:30

Dr.ª Margarida Alho

Médica Veterinária desde 2012, tendo concluído o Mestrado Integrado na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. Obteve o Doutoramento Europeu em Ciências Veterinárias, na Universidade de Lisboa em colaboração com o Instituto de Parasitologia da Universidade de Zurique e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT-UNL). É também Médica, tendo concluído o Mestrado Integrado em Medicina na NOVA Medical School em 2019. Encontra-se a realizar a especialidade de Saúde Pública na ULS Santa Maria, e tem o Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. Desde 2024, está destacada na Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde integra a unidade de Informação, Análise e Inovação, com foco em doenças transmitidas por vetores, ameaças ambientais e na abordagem One Health.

RESISTÊNCIAS AOS ANTIMICROBIANOS 

Dia 15 | 09:00 - 10:00

Dr.ª Patrícia Alexandra Curado Quintas Diniz Poeta

É Professora Catedrática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Membro do CECAV-UTAD e colaborador do LAVQ-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Medicina Veterinária pela UTAD com investigação em Microbiologia Médica. Coordenadora do Grupo de Resistência a Antibióticos MicroART e Responsável pelo Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD. Especialista Europeia em Microbiologia

Veterinária pelo Colégio Europeu. Diretora Científica do ESGVM do ESCMID.

Presidente do Conselho Científico da Escola das Ciências Agrárias e Veterinárias. Membro do Conselho Académico e do Colégio Doutoral da UTAD.

Tem como principal interesse a pesquisa e caracterização de mecanismos de resistência a antibióticos em bactérias de diferentes origens numa perspetiva de “Uma só saúde” bem como estudos de epidemiologia molecular para caracterizar linhagens genéticas de bactérias resistentes. Orienta várias teses de doutoramento e mestrado. Responsável por projetos de investigação

financiados por empresas privadas e projetos interuniversitários. Leciona cursos nacionais e internacionais de doutoramento e mestrado e mantém protocolos de cooperação com várias entidades nacionais e internacionais.

Responsável pelo programa Ciência Viva no Laboratório no Departamento de Ciências Veterinárias. Publicou mais de 1000 trabalhos em revistas do SCI (mais de 280), capítulos de livros, comunicações em encontros científicos internacionais, apresentações em reuniões científicas nacionais ou ibéricas e posteres em reuniões científicas. Tem mais de 10.000 publicações em GenBank, publicações em UniProt e registros em MLST. Recebeu 48 prémios.

Opera na área das Ciências Veterinárias a na sua atividade profissional interage com 175  investigadores em autoria e coautoria de trabalhos científicos.

Papel disruptor dos microplásticos na população humana

Dia 15 | 10:30 - 11:30

Dr.ª Regina Medeiros

"Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Beira Interior.

Atualmente, a finalizar a especialização em Endocrinologia e Nutrição no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Docente auxiliar do ciclo básico de Medicina na Universidade dos Açores.

Pelo interesse na área da Endocrinologia da Reprodução fez um estágio curricular opcional no Centro de Reprodução Medicamente Assistida do Hospital Garcia de Orta."

Os Roedores e o seu controlo

Dia 14 | 15:15 - 16:45

Dr.ª Sofia Borrego

Licenciada em Medicina Veterinária e Mestre em Ciência Animal em Meio Tropical pela Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa.

É técnica superior na Direção de Serviços de Agricultura e Desenvolvimento Agrário da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação (Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação), onde trabalha na área do controlo integrado de roedores.

É ainda membro da Comissão de Gestão Integrada de Pragas – Roedores e formadora dos cursos de controlo integrado de roedores ministrados pelos Serviços de Desenvolvimento Agrário da Região.

Realizou no âmbito da sua tese de mestrado um estudo epidemiológico da leptospirose canina na ilha de S. Miguel e participou no Projeto Epidemiologia e Controlo da Leptospirose nos Açores que decorreu entre 2004 e 2008

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 

Dia 15 | 14:00 - 15:00

Dr.ª Teresa Umbelino

Mestrada em Medicina Veterinária, pela universidade de Évora em 2015.

Ao longo do curso, o interesse na área do comportamento foi ganhando força, culminando no estágio curricular no departamento de comportamento do hospital veterinário de referência OVRS, no Michigan, EUA.

O passo seguinte, foi a pos-graduacao com o tema “Companion Animal Behavior and Welfare” pela University College Odisee. Posteriormente, fez também a certificação Fear Free para profissionais veterinários. 

Em termos formativos, tem também o curso de intervenções assistidas por animais ministrado pela Positivas Can, bem como diversas formações em treino e comportamento canino, por várias entidades, como o Ethology Institute ou a School of Canine Science, entre outros. 

Além de se dedicar a área de comportamento e bem estar animal, a Teresa foi ainda responsável pelas disciplinas de Comportamento Animal e Técnicas de Treino e Terapias com Animais na Escola Superior de Biociências de Elvas.

PROGRAMA | LOCAL | INSCRIÇÃO | APOIOS
Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse