No fim da primeira sessão desta sexta(05), o medo do comitê falhar dominou a mesa e aos delegados que estavam ficando sem tempo e pressionados pela delegação dos Estados Unidos para concluir os documentos
Logo no início da primeira sessão, os delegados entregaram para correção o documento de trabalho dois que logo foi aprovado pela mesa, dando início ao desenvolvimento do documento de trabalho três. Após muito debate estava chegando o fim da primeira sessão e, com isso, todos começaram a ficar nervosos com a possibilidade de falha do comitê, gerando certa agitação e intriga entre delegados. Diante disso, a delegação dos Estados Unidos apareceu de surpresa, questionando os delegados sobre o que estava acontecendo, já que estavam andando em círculos no sentido contrário. Após isso, os últimos minutos da primeira sessão foram bem produtivos e úteis em relação ao desenvolvimento do documento que não estava avançando e conseguiram se desenvolver melhor.
Dando início a segunda sessão do dia, os delegados seguiam na corrida para concluir o documento de trabalho três e finalmente o projeto de resolução. Durante os debates, os delegados realmente se mostraram preocupados à mesa ao voltarem a não avançar na confecção dos documentos, levando-a, diversas vezes, a alertá-los sobre o tempo que estava esgotando e o risco de falha do comitê. Após todo esse desespero e agonia, os delegados conseguiram, finalmente, concluir o documento de trabalho três e em seguida o projeto de resolução, por fim, apenas aguardando a correção. Quando esta foi concluída, os delegados entraram em êxtase de alegria e alívio após todo esse sufoco, dando fim à segunda e última sessão do comitê.
Por Ana Beatriz de Melo Farias