Durante o primeiro dia da simulação (03), os delegados estavam discutindo mecanismos que pudessem melhorar os cursos de educação, assim fazendo seus estudantes permanecerem em seus países de origem. Porém, a delegação da China decidiu não participar desta sessão, pois o mesmo diz que não era cabível sua nação participar já que possui um curso educacional e tecnológico ótimo. Sendo assim, não via necessidade de se posicionar sobre esse assunto. A "desculpa" na qual o delegado deu para não ajudar seus colegas que estavam pensando em melhorar a qualidade de ensino de diversos estudantes, não apenas da sua própria nação, mas de outras delegações, foi totalmente ridícula, visto que a delegação poderia ter prestado ajuda aos outros países ao invés de ter ficado em silêncio sem fazer nada pelos estudantes que são de extrema importância para futuro da nação.
No segundo dia, o delegado alegou durante uma entrevista particular que não participou das sessões mesmo nos momentos que poderia ter ajudado, “[...] No segundo dia, realmente minha delegação ficou calada em alguns momentos em que ela poderia ter aparecido. [...]”, contudo, apesar de ter dito que errou, o delegado começou a tentar achar motivos que tentassem mudar o fato de ter deixado o seu comitê sem sua ajuda, “[...] Entretanto, não foi possível minha delegação se comunicar muito, tendo em vista que a maioria do tempo estavam sendo ditas as mesmas coisas e sempre que tinha as votações eu votava minha opinião [...]”. Dessa forma, é decepcionante ver que uma nação que poderia estar ajudando efetivamente, dialogando com as outras nações, pensa que só concordando com as ações que os outros delegados estão propondo e que demoraram HORAS em diversas reuniões para conseguir desenvolver planos são o suficiente para resolver tais questões.
Por fim, no último dia das sessões com seus colegas desesperados para conseguir um plano de resolução para o comitê não falhar. Foi DEPLORÁVEL ver apenas sete nações, que estavam realmente preocupadas, dentro de um comitê com mais de vinte delegados. O comitê da UNESCO só conseguiu se manter graças a essa pequena quantidade de delegados que mesmo com diversas dificuldades conseguiram resolver os problemas.
Por Bruna Nascimento de Miranda