Sobre

      Iniciativa que tem como objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores, a Oficina de Choro vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Estado, além de se destacar como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de choro no país. 

      Desde 2019, conta com apoio do Instituto Ling, entidade que viabilizou a continuidade do projeto, acolhendo centenas de alunos que receberam formação musical em diferentes aulas abertas ao público.

     

      A Oficina de Choro também é responsável pela criação da Orquestra de Choro de Porto Alegre (OCPA), a primeira iniciativa desse gênero na história do Rio Grande do Sul, e capitaneia a série de shows O choro é livre!, que revelou novos talentos do gênero e levou artistas consagrados em apresentações realizadas no foyer do Theatro São Pedro entre 2018 e 2019. 


      "O projeto vem protagonizando uma renovação no público deste gênero musical que se torna cada vez mais forte no Estado, contando inclusive com um festival de choro, promovido pela oficina e realizado na Serra Gaúcha, que vai para sua terceira edição em 2024", completa o músico e coordenador do projeto Mathias Pinto.



       Sobre o professor Mathias Behrends Pinto


      Compositor e violonista Porto-Alegrense licenciado em música pelo Instituto Porto-Alegre, Pós graduação em Música com ênfase em Educação Musical pela faculdade da Serra Geral. Coordenador da Oficina de Choro de Porto Alegre e do projeto MPB nas escolas (Instituto Ling). Prêmio Açorianos 2020 de melhor produtor musical. Idealizador e produtor do Festival de Choro da Serra Gaúcha (2022 e 2023).


      No ano de 2017 lançou seu disco de estreia chamado “Falso Folião” e o disco “Valentia” da cantora Nani Medeiros ambos com composições próprias. Neste mesmo ano participou do Festival Internacional de Choro em NY (EUA). Em 2018 participou do Festival Latin Flute - em Toronto/Canadá, Festival Pepsi Twist Land, fez a direção musical do longa metragem “Plauto, um sopro musical” sobre a vida do flautista Plauto Cruz e gravou o disco de estreia do Sexteto Gaúcho: “Bicho Solto”. Em 2019 criou a OCPA - Orquestra de choro de Porto Alegre realizando o concerto Baile Brasileiro junto ao maestro Nailor Proveta. 

      

      Curador do projeto Unimúsica 2019 com a edição samba-choro. Em 2020 realizou aula na universidade Oxford/Inglaterra com foco na composição de choro. Jurado no festival Moenda da Canção (RS). Entre outras produções estão: Palestra na inauguração da Casa do Choro/RJ (2013), show “Na Onda do Choro” com Luiz Carlos Borges, show “Discutindo a relação: com Ayres Potthof e Luiz Augusto Fischer, Direção musical nos musicais “Lupi, o musical”(2014) e “Estação Brasil”(2015), Coordenador da Oficina
de Choro no festival internacional SESC de música (2018, 2019, 2020 e 2023).

      Como acompanhador esteve ao lado de artistas como Ângela Maria, Luciana Rabello, Jorginho do Pandeiro, Pedro Miranda, João de Almeida Neto, Roberta Sá, Nina Wirtti, Grazie Wirtti, Luis Barcelos, Ronaldo do Bandolim.