O que é criptomoeda e como funciona?=>COINRC.COM

Criptomoeda – significado e definição

Criptomoeda, às vezes chamada de criptomoeda ou criptografia, é qualquer forma de moeda que existe digital ou virtualmente e usa criptografia para proteger transações. As criptomoedas não têm uma autoridade emissora ou reguladora central, mas usam um sistema descentralizado para registrar transações e emitir novas unidades.

O que é criptomoeda?

A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para verificar as transações. É um sistema ponto a ponto que pode permitir que qualquer pessoa em qualquer lugar envie e receba pagamentos. Em vez de ser dinheiro físico transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem puramente como entradas digitais em um banco de dados online que descreve transações específicas. Quando você transfere fundos de criptomoeda, as transações são registradas em um livro-razão público. A criptomoeda é armazenada em carteiras digitais.

A criptomoeda recebeu esse nome porque usa criptografia para verificar transações. Isso significa que a codificação avançada está envolvida no armazenamento e transmissão de dados de criptomoedas entre carteiras e livros-razão públicos. O objetivo da criptografia é fornecer segurança e proteção.

A primeira criptomoeda foi o Bitcoin, que foi fundado em 2009 e continua sendo a mais conhecida até hoje. Grande parte do interesse nas criptomoedas é negociar com fins lucrativos, com os especuladores às vezes elevando os preços.

Como funciona a criptomoeda?

As criptomoedas são executadas em um livro-razão público distribuído chamado blockchain, um registro de todas as transações atualizadas e mantidas pelos detentores de moeda.

Unidades de criptomoeda são criadas por meio de um processo chamado mineração, que envolve o uso do poder do computador para resolver problemas matemáticos complicados que geram moedas. Os usuários também podem comprar moedas de corretoras e depois armazená-las e gastá-las usando carteiras criptográficas.

Se você possui criptomoeda, não possui nada tangível. O que você possui é uma chave que permite mover um registro ou unidade de medida de uma pessoa para outra sem um terceiro confiável.

Embora o Bitcoin exista desde 2009, as criptomoedas e as aplicações da tecnologia blockchain ainda estão surgindo em termos financeiros e mais usos são esperados no futuro. As transações incluindo títulos, ações e outros ativos financeiros poderiam eventualmente ser negociadas usando a tecnologia.

Exemplos de criptomoeda

Existem milhares de criptomoedas. Alguns dos mais conhecidos incluem:

Bitcoin:

Fundado em 2009, o Bitcoin foi a primeira criptomoeda e ainda é a mais negociada. A moeda foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto – amplamente considerado um pseudônimo para um indivíduo ou grupo de pessoas cuja identidade precisa permanece desconhecida.

Ethereum:

Desenvolvido em 2015, Ethereum é uma plataforma blockchain com criptomoeda própria, chamada Ether (ETH) ou Ethereum. É a criptomoeda mais popular depois do Bitcoin.

Litecoin:

Esta moeda é mais semelhante ao bitcoin, mas evoluiu mais rapidamente para desenvolver novas inovações, incluindo pagamentos e processos mais rápidos para permitir mais transações.

Ripple:

Ripple é um sistema de contabilidade distribuído fundado em 2012. O Ripple pode ser usado para rastrear diferentes tipos de transações, não apenas criptomoedas. A empresa por trás disso trabalhou com vários bancos e instituições financeiras.

As criptomoedas não Bitcoin são conhecidas coletivamente como “altcoins” para distingui-las do original.

Como comprar criptomoeda

Você pode estar se perguntando como comprar criptomoedas com segurança. Normalmente há três etapas envolvidas. Estes são:

Passo 1: Escolhendo uma plataforma

O primeiro passo é decidir qual plataforma usar. Geralmente, você pode escolher entre um corretor tradicional ou uma bolsa de criptomoedas dedicada:

Ao comparar diferentes plataformas, considere quais criptomoedas são oferecidas, quais taxas elas cobram, seus recursos de segurança, opções de armazenamento e retirada e quaisquer recursos educacionais.

Etapa 2: Financiar sua conta

Depois de escolher sua plataforma, o próximo passo é depositar em sua conta para que você possa começar a negociar. A maioria das trocas de criptografia permite que os usuários comprem criptografia usando moedas fiduciárias (ou seja, emitidas pelo governo), como o dólar americano, a libra esterlina ou o euro, usando seus cartões de débito ou crédito – embora isso varie de acordo com a plataforma.

As compras de criptografia com cartões de crédito são consideradas arriscadas e algumas exchanges não as suportam. Algumas empresas de cartão de crédito também não permitem transações criptográficas. Isso ocorre porque as criptomoedas são altamente voláteis e não é aconselhável correr o risco de contrair dívidas — ou potencialmente pagar altas taxas de transação com cartão de crédito — por determinados ativos.

Algumas plataformas também aceitam transferências ACH e transferências bancárias. Os métodos de pagamento aceitos e o tempo necessário para depósitos ou saques variam de acordo com a plataforma. Da mesma forma, o tempo necessário para a compensação dos depósitos varia de acordo com o método de pagamento.

Um fator importante a considerar são as taxas. Isso inclui possíveis taxas de transação de depósito e retirada, além de taxas de negociação. As taxas variam de acordo com o método de pagamento e a plataforma, o que é algo para pesquisar no início.

Etapa 3: Colocar uma ordem

Você pode fazer um pedido por meio da plataforma web ou móvel da sua corretora ou bolsa. Se você planeja comprar criptomoedas, pode fazê-lo selecionando “comprar”, escolhendo o tipo de pedido, inserindo a quantidade de criptomoedas que deseja comprar e confirmando o pedido. O mesmo processo se aplica a pedidos de “venda”.

Existem também outras maneiras de investir em criptografia. Isso inclui serviços de pagamento como PayPal, Cash App e Venmo, que permitem aos usuários comprar, vender ou manter criptomoedas. Além disso, existem os seguintes veículos de investimento:

A melhor opção para você dependerá de seus objetivos de investimento e apetite ao risco.

Como armazenar criptomoeda

Depois de comprar criptomoeda, você precisa armazená-la com segurança para protegê-la contra hacks ou roubo. Normalmente, a criptomoeda é armazenada em carteiras criptográficas, que são dispositivos físicos ou software online usados para armazenar com segurança as chaves privadas das suas criptomoedas. Algumas bolsas oferecem serviços de carteira, facilitando o armazenamento diretamente na plataforma. No entanto, nem todas as bolsas ou corretores fornecem automaticamente serviços de carteira para você.

Existem diferentes provedores de carteira para você escolher. Os termos “carteira quente” e “carteira fria” são usados:

Normalmente, as carteiras frias tendem a cobrar taxas, enquanto as carteiras quentes não.

O que você pode comprar com criptomoeda?

Quando foi lançado, o Bitcoin pretendia ser um meio para transações diárias, possibilitando comprar de tudo, desde uma xícara de café até um computador ou até mesmo itens caros, como imóveis. Isso ainda não se concretizou e, embora o número de instituições que aceitam criptomoedas esteja crescendo, grandes transações envolvendo isso são raras. Mesmo assim, é possível comprar uma grande variedade de produtos em sites de comércio eletrônico usando criptografia. Aqui estão alguns exemplos:

Sites de tecnologia e comércio eletrônico:

Várias empresas que vendem produtos de tecnologia aceitam criptografia em seus sites, como newegg.com, AT&T e Microsoft. Overstock, uma plataforma de comércio eletrônico, foi um dos primeiros sites a aceitar Bitcoin. Shopify, Rakuten e Home Depot também aceitam.

Produtos de luxo:

Alguns varejistas de luxo aceitam criptografia como forma de pagamento. Por exemplo, o varejista de luxo online Bitdials oferece Rolex, Patek Philippe e outros relógios de alta qualidade em troca de Bitcoin.

Carros:

Alguns revendedores de automóveis – desde marcas do mercado de massa até revendedores de luxo sofisticados – já aceitam criptomoeda como forma de pagamento.

Seguro:

Em abril de 2021, a seguradora suíça AXA anunciou que havia começado a aceitar Bitcoin como forma de pagamento para todos os seus ramos de seguro, exceto seguro de vida (devido a questões regulatórias). A Premier Shield Insurance, que vende apólices de seguro residencial e automóvel nos EUA, também aceita Bitcoin para pagamentos de prêmios.

Se quiser gastar criptomoeda em um varejista que não a aceita diretamente, você pode usar um cartão de débito de criptomoeda, como o BitPay nos EUA.

A criptomoeda é segura?

As criptomoedas geralmente são construídas usando a tecnologia blockchain. Blockchain descreve a maneira como as transações são registradas em “blocos” e com registro de data e hora. É um processo técnico bastante complexo, mas o resultado é um livro digital de transações de criptomoedas difícil de ser manipulado por hackers.

Além disso, as transações exigem um processo de autenticação de dois fatores. Por exemplo, pode ser solicitado que você insira um nome de usuário e uma senha para iniciar uma transação. Em seguida, talvez seja necessário inserir um código de autenticação enviado por mensagem de texto para o seu celular pessoal.

Embora os títulos estejam em vigor, isso não significa que as criptomoedas não possam ser hackeadas. Vários hacks de alto valor custaram pesadamente às start-ups de criptomoedas. Os hackers atingiram o Coincheck no valor de US$ 534 milhões e o BitGrail no valor de US$ 195 milhões, tornando-os dois dos maiores hacks de criptomoedas de 2018.

Ao contrário do dinheiro apoiado pelo governo, o valor das moedas virtuais é inteiramente determinado pela oferta e pela procura. Isto pode criar oscilações violentas que produzem ganhos significativos para os investidores ou grandes perdas. E os investimentos em criptomoedas estão sujeitos a muito menos proteção regulatória do que os produtos financeiros tradicionais, como ações, títulos e fundos mútuos.

Quatro dicas para investir em criptomoeda com segurança

De acordo com a Consumer Reports, todos os investimentos acarretam riscos, mas alguns especialistas consideram a criptomoeda uma das opções de investimento mais arriscadas que existem. Se você está planejando investir em criptomoedas, essas dicas podem ajudá-lo a fazer escolhas informadas.

Intercâmbios de pesquisa:

Antes de investir, aprenda sobre as trocas de criptomoedas. Estima-se que existam mais de 500 exchanges para escolher. Faça sua pesquisa, leia as avaliações e converse com investidores mais experientes antes de prosseguir.

Saiba como armazenar sua moeda digital:

Se você comprar criptomoeda, terá que armazená-la. Você pode mantê-lo em uma exchange ou em uma carteira digital. Embora existam diferentes tipos de carteiras, cada uma tem seus benefícios, requisitos técnicos e segurança. Tal como acontece com as exchanges, você deve investigar suas opções de armazenamento antes de investir.

Diversifique seus investimentos:

A diversificação é fundamental para qualquer boa estratégia de investimento, e isso vale quando você investe em criptomoeda. Não coloque todo o seu dinheiro em Bitcoin, por exemplo, só porque esse é o nome que você conhece. Existem milhares de opções e é melhor distribuir seu investimento por diversas moedas.

Prepare-se para a volatilidade:

O mercado de criptomoedas é altamente volátil, por isso esteja preparado para altos e baixos. Você verá oscilações dramáticas nos preços. Se o seu portfólio de investimentos ou bem-estar mental não conseguem lidar com isso, a criptomoeda pode não ser uma escolha sábia para você.

A criptomoeda está na moda agora, mas lembre-se, ela ainda está em sua relativa infância e é considerada altamente especulativa. Investir em algo novo traz desafios, então esteja preparado. Se você planeja participar, faça sua pesquisa e invista de forma conservadora para começar.

Uma das melhores maneiras de se manter seguro online é usar um antivírus abrangente. O Kaspersky Internet Security defende você contra infecções por malware, spyware, roubo de dados e protege seus pagamentos on-line usando criptografia de nível bancário.

LEIA MAIS