Workshop
Previsão Numérica em Portugal 2024
Numerical Weather Prediction in Portugal 2024
14 e 15 de Novembro 2024
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93145173364?pwd=AoUqrmgmVNU1LygA31xlXuITUbkN10.1
Numerical Weather Prediction in Portugal 2024
14 e 15 de Novembro 2024
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93145173364?pwd=AoUqrmgmVNU1LygA31xlXuITUbkN10.1
A previsão numérica e modelação numérica de fenómenos meteorológicos tem evoluído significativamente nos últimos tempos. Com o aumento a capacidade de computação, os modelos têm incorporado cada vez mais componentes (por exemplo, vegetação dinâmica, aerossóis, química etc …) e utilizando resoluções cada vez mais finas. O aumento da capacidade computacional também permitiu o desenvolvimento de ensembles de modelos de alta resolução. Paralelamente ao desenvolvimento dos modelos dinâmicos, tem-se assistido à introdução de Inteligência Artificial para construir, em tandem, previsões e projeções do sistema climático o mais fidedignas possível. Apesar de ser possível hoje em dia reproduzir, com alguma fidelidade, fenómenos extremos e produzir projeções climáticas de alta resolução, a rede observacional contem ainda lacunas importantes ao nivel da cobertura espacial bem como da amostragem de certas variáveis chave. Melhorias a esse nível, associadas a uma utilização mais intensiva de observações de satélite, têm tornado possível o aperfeiçoamento e uma validação mais robusta dos modelos computacionais.
Actualmente, assiste-se a uma alteração das distribuições de temperatura, verificando-se uma diminuição de eventos extremos de frio e um aumento considerável na frequência e intensidade de eventos de calor extremo. Simultaneamente e nos climas mediterrânicos, os extremos de precipitação também estão a atingir valores mais elevados e, embora o número de dias com precipitação esteja a diminuir, os eventos de precipitação estão a tornar-se mais intensos. Além disso, a coexistência de vários eventos extremos está a tornar-se recorrente e representa uma ameaça crescente para a sociedade e infraestruturas, bem como para a biosfera, por exemplo, falhas de energia, inundações, aumento das taxas de mortalidade, quebra de colheitas e incêndios florestais. Alterações futuras das características destes eventos, bem como na vulnerabilidade e na exposição das sociedades, realçam a necessidade do desenvolvimento de medidas de adaptação adequadas, assim como da capacitação das entidades responsáveis pela sua monitorização e previsão.
A 3ª edição da workshop "A previsão numérica em Portugal" dedicada à modelação e validação de processos de alta resolução irá realizar-se nos dias 14 e 15 de novembro de 2024. Pretende-se abordar a modelação de fogos florestais e de eventos extremos de temperatura, precipitação e vento, tais como ondas de calor, secas, inundações, ciclones pós-tropicais e agitação marítima.
A workshop visa a divulgação da investigação em previsão numérica em Portugal, o estabelecimento de novas colaborações e a troca de ideias e know-how que, incorporadas na sua actividade operacional, possam trazer uma mais-valia para a prestação de serviços do IPMA e para a investigação de meteorologia em Portugal. Pretende ainda atrair novos estudantes para a temática, dando visibilidade a esta área nuclear da Meteorologia Operacional.
Aguardamos a sua contribuição e esperamos poder contar consigo para divulgar o anúncio da workshop a todos que possam ter interesse. A participação de jovens cientistas é muito bem-vinda!
Organização
Rita Cardoso (FCUL/IDL)
Maria José Monteiro (IPMA/IST/CENTEC)
João Paulo Martins (ECMWF)
Rui Salgado, Flávio Couto (U Évora/ICT)
Mariana Bernardino (IST/CENTEC)
José Castanheira, David Carvalho (UA/CESAM)
João Santos (UTAD/CITAB)
José Luis Argaín (UAlg)