Suportes de Comunicação Aumentativa - (2ª Edição)

ESGOTADO!!!

DESTINATÁRIOS:

Professores e Educadores de Ensino Regular, Professores e Educadores de Educação Especial, Técnicos de Reabilitação, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Responsáveis dos Centros de Recursos, Pais e Familiares, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Engenheiros e Técnicos de Informática, Assistentes Operacionais e outros.


OBJETIVO:

As pessoas com disfunção comunicativa apresentam na maior parte dos casos uma grande limitação na sua capacidade de expressão. Esta limitação, dramática para a própria pessoa, envolve não só os seus familiares mas também todos os técnicos que com ela lidam e todas as pessoas que fazem parte do seu contexto. Assim, estas pessoas necessitam de recursos de comunicação aumentativa que lhes permitam uma comunicação eficaz em todos os contextos da sua vida diária. É pois fundamental conceber e desenvolver materiais de comunicação adequados ás características e necessidades da pessoa com disfunção comunicativa de modo a permitir-lhe uma melhor inserção nas estruturas regulares de Ensino bem como uma mais adequada inclusão familiar e social.

O principal objetivo desta formação é capacitar os formandos a construir uma Tabela e um Caderno de Comunicação, recorrendo ao Software Boardmaker, de acordo com os requisitos e características abordadas.

Serão ainda referidos de uma forma muito genérica os "suportes dinâmicos" que serão objecto de curso posterior.


PROGRAMA:

Tabuleiros e Suportes de Comunicação (T)

1. Suportes Estáticos:

- Tabelas de Comunicação (especificas e temáticas)

- Cadernos de Comunicação

- Digitalizadores de Fala

2. Suportes Dinâmicos (breve abordagem ):

- Soluções Informáticas Integradas (GRID3 e BoardMaker com Speaking Dynamically)

Conceitos básicos na Construção de Materiais de Comunicação (T)

- Métodos de Selecção: Selecção Directa e Selecção por Varrimento

- Estrutura e Organização

- Seleção de vocabulário

Construção de material (tabela e caderno) (P)

(T) - Teoria; (P) - Prática

Dra. Margarida Nunes da Ponte

FORMADORA:

Especialista em Comunicação Aumentativa, com experiência de 36 anos na intervenção educativa com recurso à Comunicação Aumentativa, em crianças com disfunção neuromotora grave, como Educadora de Infância no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Pioneira na Criação e Adaptação de Atividades e Materiais Educativos baseados na Comunicação Aumentativa, nomeadamente Histórias Adaptadas.

Responsável da criação da UTAAC- Unidade de Técnicas Alternativas e Aumentativas de Comunicação, do CRPCCG, em 2003 onde exerceu as funções de coordenadora desta Unidade até Junho de 2016, data da sua aposentação. Na UTAAC foi responsável pela avaliação de casos com disfunção comunicativa com vista à utilização da comunicação aumentativa.

Ao longo da sua carreira foi responsável pela Formação Especializada na área da Comunicação Aumentativa e suas Aplicações, em Universidades Nacionais e Internacionais onde lecionou vários cursos a Profissionais de diversas áreas de intervenção, assim como a pais e familiares.

Tem participado comI investigadora em diversos Projetos de Investigação Científica a nível Nacional, Europeu e Ibero-americano na área da Comunicação Aumentativa (desenvolvimento e intervenção).

HORÁRIO:

Dia 14 de Fevereiro, das 9:30 às 13h e das 14h às 17:30 (7 horas)


LOCALIZAÇÃO:

Escritórios ANDITEC - Alameda Roentgen nº9-C, 1600-757 Lisboa


CUSTO:

50 euros até dia 9 de Fevereiro

55 euros até dia 13 de Fevereiro


NOTA 1: Cada formando deverá trazer um computador Windows para poder acompanhar a parte prática da formação. Alguns dias antes da formação será enviado um email com o link para descarregar o Boardmaker com Speaking (versão demo).

NOTA 2: Vagas limitadas, de acordo com a ordem de inscrição e respectivo pagamento.


Mais formações disponíveis:

Adaptação de Atividades Escolares - 3 de Fevereiro (Sábado)

Suportes de Comunicação Aumentativa - 14 de Fevereiro (4ª feira)

Emergência da Literatura e Histórias Adaptadas - 10 de Março (Sábado)