New Deal e o Keynesianismo

reSUMO DA CRISE DE 1929

Também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior crise do capitalismo financeiro.

O colapso econômico teve início em meados de 1929, nos Estados Unidos, e se espalhou por todo o mundo capitalista.Seus efeitos duraram por uma década, com desdobramentos sociais e políticos.

CAUSAS

As principais causas da Crise de 1929 estão ligadas à falta de regulamentação da economia e à oferta de créditos baratos.

A produção industrial estava muito acelerada, porém o consumo da população não aguentava esse crescimento,gerando grandes estoques de produtos a fim de esperar melhores preços.

A Europa, que tinha se recuperado da destruição da Primeira Guerra, não precisava mais dos créditos e produtos americanos.

Com os juros baixos, os investidores passaram a colocar seu dinheiro na Bolsa de Valores e não nos setores produtivos.

Ao perceber a diminuição do consumo, o setor produtivo passou a investir e produzir menos, compensando seus déficits com a demissão de funcionários.


  • O Criador do New Deal foi Franklin Delano Roosevelt que foi presidente dos EUA de 1933 até 1945 comandando o EUA por 3 mandatos.

  • Anunciou três grandes metas :

  1. relief (alívio)

  2. recovery (recuperação)

  3. reform (reforma)

  • Franklin Delano Roosevelt nasceu em Nova Iorque, no dia 30 de janeiro de 1882. Filho de uma família de origem holandesa era primo distante de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos eleito em 1901.

  • Em 1905, Roosevelt formou-se em direito e chegou a exercer a advocacia durante algum tempo. Casou-se com Eleonor Roosevelt e com ela teve cinco filhos.

  • Em 1910, Franklin Roosevelt entrou para a política, sendo eleito senador democrata pelo distrito de Dutchess, Nova Iorque. Em 1913, foi nomeado Secretário-Adjunto da Marinha dos Estados Unidos.

Rooselvelt faz Medidas em 4 Áreas:

  • Financeiros

  • Industrial

  • Na Agricultura

  • Sociais


FINANCEIROS:

- Legislação de controle das atividades dos Bancos e da Bolsa de Valores

-Regulação e Concessão de credito para fortalecer os bancos. Essas medidas serviram para retomar a confiança da população no mercado financeiro

- Criou um sistema para financiar imóveis e refinanciar as hipotecas

industrial:

-Regulamentação da concorrência

-Controle da produção

-Diminuição das horas de trabalho

-Aumento dos salários

- Lei de Recuperação Industrial Nacional (National Industrial Recovery Act): Estabelecia regulamentação estatal no setor industrial, visando diminuir a acentuada queda dos preços e estimular o consumo de maneira sustentada

aGRICULTURA:

-Concessão de subsídios a agricultores

-Financiamento de cooperativas

-Redução da área cultivada

-Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção



Social

-Criação de um salário-desemprego para aliviar a situação da miséria dos desempregados

-Legalização dos sindicatos

-Criação da previdência social

-Jornada de trabalho de 8 horas

-Realização de grandes obras públicas para criar frentes de trabalho para combater o desemprego


BRAIN TRUST

Roosevelt criou o "grupo de cérebros" que nos primeiros 100 dias criaram 15 leis capazes de regular o mercado financeiro e incentivar a economia produtiva.

Keynesianismo

O New Deal foi influenciado pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes (1883 - 1946) que dizia que era necessário o intervencionismo estatal na economia e um controle monetário e financeiro mais rigoroso.

12 de abril de 1945