Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.
Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo Beck Institute USA.
Carina C. D’Alcante Valim
Neuropsicóloga Clínica. CRP/0677122
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010).
Graduada em Psicologia pela PUC-SP (2004).
Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da (IPq-HCFMUSP) e Neuropsicóloga Supervisora na Enfermaria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP(2001-2015).
Como pais, queremos o melhor para nossos filhos. Mas quando percebemos dificuldades na aprendizagem, atenção, memória ou comportamento, é natural surgirem dúvidas e preocupações. Será que é apenas uma fase? Será que ele precisa de ajuda especializada?
A avaliação neuropsicológica é um processo essencial para entender o funcionamento cognitivo e emocional da criança ou adolescente, auxiliando no diagnóstico de transtornos como:
✔ Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, etc.)
✔ TDAH e dificuldades de atenção
✔ Transtornos de Ansiedade, TOC e Síndrome de Tourette
✔ Outras condições neuropsiquiátricas que impactam o desenvolvimento
Sou Neuropsicóloga Clínica com mais de 20 anos de experiência, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e especialista na avaliação de crianças e adolescentes. Já atuei como Supervisora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e sou autora de artigos científicos e livros sobre Neuropsicologia e Transtornos Psiquiátricos.
Além da experiência acadêmica e clínica, entendo a preocupação dos pais e trabalho para oferecer um diagnóstico preciso e um plano de ação personalizado, que realmente ajude no desenvolvimento do seu filho.
🔹 Entrevista inicial com os pais para entender as dificuldades e histórico da criança
🔹 Aplicação de testes especializados para mapear funções cognitivas, emocionais e comportamentais
🔹 Análise detalhada dos resultados e elaboração de um relatório completo
🔹 Devolutiva com orientações claras para pais e escola, com estratégias práticas para auxiliar a criança
Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, não espere as dificuldades aumentarem! Com um diagnóstico correto e as estratégias certas, podemos ajudá-lo a alcançar todo o seu potencial.
É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de Transtornos Psiquiátricos, Transtornos de Aprendizagem ou Neurológicos.
Como é feito?
Por meio de entrevista inicial para compreender a queixa e o histórico do avaliando e a aplicação de testes neuropsicológicos padronizados. A partir dessas informações o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia que se baseia na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados e que, ao mudar nossos padrões de pensamento, podemos alterar nossos sentimentos e comportamentos. A TCC é amplamente utilizada para tratar uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, fobias e transtornos de estresse pós-traumático, entre outros.
Sessões Estruturadas.
Duração Limitada.
A Reabilitação Neuropsicológica é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, a fim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, etc.) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.
A Reabilitação Neuropsicológica também atua em casos que não há uma lesão propriamente dita, mas há alteração em sistemas e estruturas cerebrais, decorrente de quaisquer sintomas neuropsiquiátricos, nas diferentes faixas etárias.
O enfoque das intervenções está na melhora do dia a dia da pessoa e de seus familiares, promovendo maior autonomia e qualidade de vida.