Network almeidense

NOTÍCIAS

Conheça Hidrolândia: um conjunto de cachoeiras em Iúna

No Em Movimento do último sábado, 2, o ex-apresentador Nick Teixeira foi até Iúna conferir a Festa do Carro de Boi e aproveitou para desbravar algumas belezas do município, localizado na região do Caparaó, sul do Espírito Santo.

O jornalista chegou a um conjunto de cachoeiras denominado pelos moradores da região como Hidrolândia: Hidro de água em grego e landia, que segundo seu José, é celestial em Inglês. O atrativo turístico fica a 50 km da sede do município. Confira fotos:

Visto de fora, Encelado parece ser como a maioria de suas luas irmãs: frio

Visto de fora, Encelado parece ser como a maioria de suas luas irmãs: frio, gelado e inóspito. Mas sob esse proibitivo exterior podem existir as condições necessárias para a vida.

Ao longo da missão Cassini, observações têm mostrado que Enceladus (313 milhas ou 504 quilômetros de diâmetro) não só tem jatos aquosos enviando grãos de gelo no espaço; Sob a sua crosta gelada também tem um oceano global, e pode ter atividade hidrotermal também. Uma vez que os cientistas acreditam que a água líquida é um ingrediente-chave para a vida, as implicações para futuras missões à procura de vida em outras partes do nosso sistema solar podem ser significativas.

Essa visão olha para o hemisfério de Encelado, virado para Saturno. Norte em Enceladus é para cima e girado 6 graus para a direita. A imagem era luz verde recolhida com a câmera do estreito-ângulo da nave espacial de Cassini novembro em 27, 2016.

A vista foi obtida a uma distância de aproximadamente 81.000 milhas (130.000 quilômetros) de Enceladus. A escala da imagem é de 786 metros por pixel.

A missão da Cassini é um projeto cooperativo da NASA, da ESA (Agência Espacial Européia) e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para a Direcção da Missão Científica da NASA, em Washington. A Orbitadora Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.

Para mais informações sobre a missão visita Cassini-Huygens http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www.nasa.gov/cassini . A página inicial da equipe de imagens da Cassini está em http://ciclops.org .


Crédito: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute


Última Atualização: 06 de fevereiro de 2017

Editor: Tony Greicius

Tags: Cassini , Enceladus , Imagem do Dia Luas

Esta imagem processada amador foi tomada em 11 de dezembro de 2016

Esta imagem processada amador foi tomada em 11 de dezembro de 2016, às 9:27 am PST (12:27 pm EST), como nave espacial Juno da NASA executou seu terceiro flyby próximo de Júpiter. Créditos: NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Eric Jorgensen

Esta imagem processada amador foi tomada em 11 de dezembro de 2016, às 9:27 am PST (12:27 pm EST), como nave espacial Juno da NASA executou seu terceiro flyby próximo de Júpiter.

Créditos: NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Eric Jorgensen

Ciclones redemoinham ao redor do pólo sul

Ciclones redemoinham ao redor do pólo sul

Ciclones redemoinham ao redor do pólo sul, e tempestades ovais brancas podem ser vistas perto do membro - a borda aparente do planeta - nesta imagem da região polar sul de Júpiter tomada pelo imager JunoCam a bordo da nave espacial Juno da NASA.

Créditos: NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS