Presépios Botânicos na Biblioteca

Exposição de Presépios Botânicos na Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas São João do Estoril

Autores Professora Francisca Carvalho; Professor António Padeira; Professora Filomena Neto; Professora Ana Castro; Professora Ana Vilar.

Colaboradoras Professora Ana Jesus; Professora Albertina Mourato.

Presépios

Crê-se que o primeiro presépio terá sido construído em 1223, na floresta da cidade de Greccio, em argila e com recurso a animais vivos, sob a orientação de São Francisco de Assis. Desde então, o costume disseminou-se pelas principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa, e, posteriormente, durante o Renascimento, pelas casas de Reis e Nobres. No Século XVIII, foi iniciada à montagem do presépio em casas comuns, o que se espalhou por toda Europa e depois pelo mundo.

A construção de presépios é um processo criativo, tendo os seus criadores uma infinidade de materiais e objetos que podem rearranjar, transformar e manipular até sentirem que a obra está terminada. É, por conseguinte, espectável que a diversidade de presépios atualmente existentes seja elevada.

Para a exposição “Natal Botânico na Biblioteca”, época Natalícia (2021-2020), selecionamos um conjunto de presépios botânicos do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, cujos constituintes são estruturas vegetais, e um conjunto de presépios botânicos elaborados, pela Professora Francisca Carvalho, com estruturas vegetais colhidas no Jardim da Escola Secundária de São João do Estoril e no Parque dos Poetas, em Oeiras.

Integra presépios, provenientes de 7 países, elaborados com estruturas vegetais (ritidoma, caules, brácteas, flores, frutos e sementes) de 43 espécies de plantas.