HISTÓRIA

SEÇÃO RAULINO REITZ

Raulino Reitz

Nascido em Antônio Carlos/SC em 19 de setembro de 1919, Raulino Reitz foi um brilhante cientista e padre católico possuidor de um prestigioso legado. Suas atividades relacionadas à pesquisa botância no Estado de Santa Catarina possuem reconhecimento internacional.
Metódico e trabalhador, Raulino Reitz deixou obra importantíssima de catalogação da Flora catarinense. As bromélia tornaram-se o maior alvo de seus estudos e ele é por tanto conhecido como “Padre dos Gravatás”.
Teve papel fundamental na formação das bases da ecologia em Santa Catarina e no Brasil. Fundou e idealizou diversas áreas de preservação ambiental e criou a Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente (FATMA). Por conta disso, é merecidamente reconhecido como Patrono dos Ecologistas Catarinenses.
Produção: Luciana Scussel d´Eça Neves Edição e Direção de Arte: José Guilherme Delgado Roteiro, Camera e Direção: Guto Sisson

Mesa Redonda - Centenário de Raulino Reitz

O município de Antônio Carlos-SC, em conjunto com a Comissão Reitz 100, realizou, do dia 18 a 22 de setembro de 2019, as celebrações do Centenário de Nascimento de Raulino Reitz.
Dentre as celebrações, a Mesa Redonda reuniu importantes personagens da vida de Pe. Raulino para discorrer sobre sua vida e obra e resgatar a memória de um dos mais ilustres cidadãos de Antônio Carlos. Os participantes foram: Dom Vitus Schlikmann, Pe. José Artulino Besen, Alexandre Amorim, Ademir Reis, Paulo Sérgio Schveitzer e Beloni Pauli Marterer. As falas foram mediadas por Sandro Pauli Jr.

Centenário Raulino Reitz - Dom Vito Schlickmann

Dom Vito Schlickmann comenta a importância das homenagens e celebrações do Centenário de Raulino Reitz.

Centenário Raulino Reitz - José Artulino Besen

Padre José Artulino Besen comenta a importância das homenagens e celebrações do Centenário de Raulino Reitz.

Centenário Raulino Reitz - Geraldo Pauli

Geraldo Pauli, prefeito de Antônio Carlos, comenta a importância das homenagens e celebrações do Centenário de Raulino Reitz.

IMIGRAÇÃO ALEMÃ

190 Anos de Imigração Alemã - Antônio Carlos/SC - Brasil

Há 190 anos atrás que começou a colonização alemã na terra de Antônio Carlos. Foi um momento muito importante pra nossa história quando os primeiros imigrantes chegaram no Rio do Louro. É isso que nós estamos celebrando neste ano de 2020, para nunca esquecermos de nossa história e nossas origens.