CIÊNCIA

Na virada do século XX, a cana de açúcar foi o primeiro vegetal a ter seu seqüenciamento genético realizado no Brasil, chamando a atenção da comunidade científica internacional para a pesquisa brasileira.

Por meio do projeto Genoma Cana, 240 pesquisadores de 60 laboratórios, identificaram cerca de 80 mil genes da cana-de-açúcar. Hoje, sabe-se exatamente como a planta vive, se reproduz e morre. Este mapeamento permite que os laboratórios produzam as primeiras variedades do vegetal resistentes a pragas.

A cana-de-açúcar transformou-se em uma das principais culturas da economia nacional. De acordo com o IBGE, o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil ocupa cerca de 9,5 milhões de hectares, o equivalente a 1% do território nacional. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana. É também o primeiro do mundo na produção de açúcar e etanol, e conquista cada vez mais, o mercado externo com o uso do bicombustível como alternativa energética.

O setor sucroenergético apresenta grande importância para o País e contribui de forma significativa no PIB brasileiro. Foi responsável por aproximadamente 2% do PIB nacional e por 8% do PIB da agricultura no Brasil, em 2011.

O setor sucroenergético nacional é referencia para os demais países produtores. A cana-de-açúcar é produzida em quase todo o país, sendo 60% em São Paulo. As demais áreas produtoras são: Paraná, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Nordestina.