Nesse capítulo você aprenderá a como baixar o Python e como é a sua IDLE.
Para baixar o Python, basta acessar esse site. Após isso, vá na aba Downloads e escolha o seu sistema operacional:
No momento da montagem dessa aula, a versão mais atual do Python é a 3.13.1. Ao longo da sua vida de desenvolvedor, você utilizará bibliotecas (código que outras pessoas fizeram e você pode usar) que podem não estarem compatíveis com a versão mais atualizada do Python. Recomento que baixe a versão 3.9.13. Para achá-la na página de download, basta apertar os botões CTRL+F e digitar a versão.
Basta clicar no hiperlink e você será redirecionado à página de download dessa versão. No final da página estão os arquivos para baixar:
O site do Python informa na coluna Description qual é o arquivo recomendado para você baixar. Baixado o arquivo, agora é só instalar:
Lembre-se de marcar a caixa com o texto Add Python 3.9 to PATH. Essa opção é crucial para baixar as bibliotecas para os seus projetos. Sem essa opção marcada você terá de fazer o download dessas bibliotecas manualmente. Clique na primeira opção (Install Now) e espere terminar a instalação.
Com o Python instalado em seu computador, basta você ir na barra de pesquisa do seu computador e digitar Python:
Para acessar a janela de escrita de código (ILDE), clique no programa que contenha a palavra IDLE. Ao clicar você verá uma janela semelhante a essa:
Essa tela é uma IDLE (Integrated Development and Learning Environment, ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento e Aprendizagem). Aqui é que conseguimos fazer os códigos, nada muito complexo. Vejamos um exemplo:
Basta digitar o comando desejado e apertar a tecla ENTER que a "magia" acontece!
Trabalhar nessa IDLE não é vantajoso, pois você não pode modificar o código que já foi executado e conforme os códigos crescem, fica mais complicado gerenciar tudo nessa tela. Para contornar essa situação, vamos escrever o mesmo código só que no editor de código do Python. Para isso, pressione as teclas CTRL+N na IDLE. Você deverá ter uma tela como essa:
Agora sim! Aqui é o lugar de escrever o código, editá-lo e executá-lo. Vamos escrever o mesmo código que escrevemos na IDLE. Com o código escrito, basta salvar o arquivo com um nome que referencie o que p código faz (nesse caso vamos salvá-lo como ola_mundo.py). Com o arquivo devidamente salvo, basta apertar a tecla F5 que o Python executará o código:
Como você pode perceber, o resultado do código é retornado na IDLE. Aqui nós podemos ver de onde vem essa execução, do arquivo ola_mundo.py. Se você quiser mudar a saída ou adicionar qualquer outra coisa no código, é só alterar o arquivo.
Nas nossas aulas, usaremos o editor de código padrão do Python, mas sinta-se à vontade para escolher o seu editor de código preferido.
Nessa aula você aprendeu a como baixar qualquer versão do Python através do site oficial. Aprendeu também como instalar de modo correto o Python. Por fim, aprendeu como criar códigos no editor de texto padrão do Python, além de executar o código presente nele.