DESIGN — FUTUROS — SISTEMAS
A prática do design engloba compor um poema épico, grafitar uma fachada, pintar uma obra-prima, compor um concerto. Mas é também limpar e reorganizar uma gaveta, extrair um dente comprometido, assar uma torta de maçã, escalar um time e educar uma criança. - Viktor Papanek
Um ser humano deveria ser capaz de trocar fraldas, planejar uma invasão, abater um porco, pilotar um navio, projetar um prédio, escrever um soneto, mexer numa planilha financeira, construir um muro, colocar uma clavícula no lugar, confortar os moribundos, receber ordens, ordenar, cooperar, agir sozinho, resolver equações, analisar um novo problema, adubar, programar um computador, preparar uma refeição saborosa, lutar com eficiência, morrer galantemente. A especialização é para insetos. - Robert Heinlein
A epígrafe acima sugere que sou um designer e um generalista (o que não é uma inverdade), mas na prática sou produtor de conteúdo sênior (desk research, curadoria não colecionista e redação de textos de diversas ordens: roteiros, papers, relatórios, ficções etc.), tecnólogo (atuei por mais de dez anos como jornalista de tecnologia) e escritor publicado (em 1994 publiquei meu primeiro livro, uma ficção científica lançada pelo poeta Waly Salomão para a Editora Francisco Alves - e no qual antevejo o fenômeno do microblogging).
Interesses pessoais: futurismo crítico com um pé no design studies; teoria da resiliência e design de transição; computação não convencional e infraestruturas alternativas; artemídia e earthworks; cibernética de segunda ordem e system thinking; ficção científica solarpunk e retórica do antropoceno.
Mini-bio: Atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação do Instituto Itaú Cultural. Foi curador do mais importante programa de artes digitais do Brasil, o Emoção Art.ficial, evento internacionalmente reconhecido tanto pelas mostras de arte interativa quanto pelos simpósios sobre o futuro da cibernética e das máquinas inteligentes. Tem mestrado na Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria. E doutorado em estética do ecodesign pela Universidade de São Paulo (USP).