Escrituras: João 3
Um homem e sua esposa foram passados de tarde nas montanhas. Quando o sol é exibido, a esposa menciona o marido que estava com pouco combustível. Ela ressaltou que os postos de gasolina nas montanhas não eram numerosos nas montanhas como na cidade. Ela sugeriu que voltassem ao posto de gasolina que acabasse de passar. Como a maioria dos maridos, esse homem pode recusar a ouvir insistir no que sabia quando e onde conseguir gasolina.
Depois de várias milhas, ele viu uma loja antiga com uma única bomba de gasolina antiga na frente. Período tão velho que ele perguntou se ainda funcionava. O marido entrou para perguntar sobre a bomba e ficou aliviado ao descobrir que a bomba antiga funcionava bem. O marido pensou: Tudo está funcionando muito bem. Minha esposa estava errada. Eu estava certo pela primeira vez. Claro que tem sorte, mas às vezes tem sorte, é melhor que seja bom. Quando ele pagou pelo gás, o marido disse ao antigo alpinista que trabalha no registro: "É bom estar vivo, não é?" O homem da montanha respondeu: "Não posso dizer, nunca fui de outra maneira!"
A mensagem evangelística do capítulo três de João é sobre "ser de outra maneira". Alguns de vocês agora ou o que deve ser perdido e depois encontrado. Você sabe ou está morto em seu pecado e é vivificado por um novo nascimento em Cristo. Outros podem experimentar esse novo nascimento hoje. O Evangelho de João é organizado em torno de sete milagres que João chama de sinais da glória de Cristo.
O encontro com Nicodemos não está listado como um dos milagres porque ele não aceita uma oferta de Cristo da vida eterna no contexto do capítulo três, mas a promessa majestosa de nascer de novo se qualifica como o maior milagre. É grande por causa da magnitude do dom e fato de que milagre ainda está sendo realizado hoje para aqueles que receberam uma oferta de Cristo da vida eterna.
Esse encontro com Jesus parece uma peça de teatro de três atos, chegando com uma descrição de um homem chamado Nicodemos. O segundo ato consiste em dilema onde o personagem principal é apresentado com um mistério interessante. No terceiro ato, Nicodemos é convidado a resolver ou mistério, respondendo ao convite de Cristo. Embora encontremos várias críticas durante o estabelecimento religioso judaico nos evangelhos, como Escrituras descrevem Nicodemos como um líder devoto que está genuinamente buscando uma verdade divina. Como você pode praticar, podemos concluir o que é o período religioso, politicamente ativo, educado, financeiramente seguro e um líder respeitado. Para o seu dia, Nicodemos tinha tudo o que o mundo tinha para oferecer.Mas ele estava perdido. Ele não foi salvo. Ele possuía uma alma doente de pecado e precisava da incrível graça de Deus para libertar-lo do pecado.
A Bíblia diz que Deus estabeleceu a eternidade em nossos corações (Ec 3: 10). O mundo e as experiências que oferecem a glória de Deus, mas o mundo nunca pode aceitar os desejos mais profundos da alma. Se estamos com fome, podemos encontrar comida para aproveitar nossa fome. Se estamos com sede, podemos encontrar água para saciar a nossa sede. Se desejar companhia, podemos encontrar ajuda para ajudar a nossa confiança. Se desejar um mistério ou aventura, o mundo oferece um suprimento ilimitado. Contudo, existe apenas uma fonte que pode aceitar ou desejar a alma, que é conectar-se ao Deus Todo-Poderoso.Os arquivos chamam esse desejo de um vácuo em forma de Deus que nunca pode ser preenchido com qualquer coisa ou pessoa criada. Somente o próprio Criador pode preencher um coração ou uma alma feita para a eternidade.
Você é minha mãe atualmente? Na história, um filhote de pássaro choca enquanto sua mãe está coletando comida. O passarinho vai para diferentes animais e até um trator pergunta: "Você é minha mãe?" É uma história engraçada para crianças, mas não perde a verdade eterna. Instintivamente sabemos que estamos usando um relacionamento que é maior e além de nós mesmos. Somos feitos para experimentar um relacionamento com o Pai celestial, ou Criador do universo.
Jesus responde à pergunta de Nicodemos com um mistério intrigante de nascer de novo. Muitos de nós ouvimos uma frase de toda a vida, por isso não compreendemos o quanto estranhos podem ser usados como palavras para ouvir antes da primeira vez. No evangelho de João, várias ilustrações são usadas para descrever a vida eterna. Além de nascer de novo, João se refere à vida eterna como luz, água viva e pão vivo. Uma terminologia é uma ilustração que comunica princípios espirituais que Nicodemos deveriam conhecer como professor de Escrituras.
O conceito de nascer de novo revela o princípio espiritual da realidade invisível. Jesus proclama que um homem precisa nascer duas vezes pela água, referindo-se a um nascimento e um segundo nascimento pelo Espírito de Deus. Todos experimentamos um nascimento natural, mas apenas aqueles que acreditam em Cristo nascem de novo. Embora uma terminologia possa ter sido nova para Nicodemos, ele estava familiarizado com o ensino bíblico de que Deus é espírito. Deus não está na natureza como os cristãos acreditam; Deus é maior e transcende a natureza. Relacionar-se com Deus não é apenas um exercício acadêmico. Isso inclui uma mente, mas conhecer Deus é uma experiência espiritual da alma.
Jesus instrui Nicodemos a considerar questões espirituais, depois revela a responsabilidade urgente da mensagem que ele está ensinando. Jesus deixa perfeitamente claro ou perturba muitas pessoas em nossa cultura quando declara que um deve nascer de novo pelo espírito único Deus verdadeiro, ou uma pessoa não entra no reino de Deus. Joseph Stowell, ex-presidente da Universidade Bíblica Moody, foi convidado a participar de um café da manhã de oração da comunidade após a onze de setembro. Ele descreve em seu livro A dificuldade de Jesus ter uma experiência decepcionante de ouvir os oradores "vender mais Jesus e despojá-lo de sua compreensão de supremacia".Stowell descreve com precisão as reivindicações distintivas de Jesus Cristo: "Vamos ser sinceros. Embora não seja exclusivo na amplitude de Sua misericórdia, Jesus é exclusivo em Sua declaração de que Ele é a única solução para o nosso problema de pecado e o único caminho para Deus . e that He e Deus. Jesus e a Questão central, que me separa de hindus, muçulmanos, Judeus, Adeptos da Nova Era e defensores de Qualquer Outra Religião. Suas reivindicações São UNICAS. Sem vergonha, He afirmou Ser o Caminho da Verdade e da vida; ninguém pode vir ao pai senão por mim "(Stowell, The Trouble With Jesus, p. 17).
O ensino de Jesus na entrada exclusiva no reino não é uma afirmação arrogante; é uma mensagem ousada e inspiradora. Seu convite para nascer de novo está disponível para todos. Jesus explicou alguns versículos mais tarde no texto dizendo que a vida eterna está disponível para "todo aquele que nEle crê". Jesus é o melhor empregador de oportunidades iguais. Ele aceita com alegria todas as raças, homens e mulheres, ricos e pobres, jovens e idosos. Jesus salva os que são pecadores e justos.
Não apenas o nascimento de novo está disponível para todos, como é realizado por Deus. Uma pessoa não nasce. O uso dessa metáfora comunica a verdade bíblica de que sem Cristo estamos mortos em nosso pecado, sem esperança de salvar. Precisamos que Deus faça por nós ou que não podemos fazer. O verbo grego traduzido como "nascido" é um aoristo passivo, que é uma maneira extravagante de dizer o que aconteceu. Deus é quem executa uma ação sobre uma pessoa que nasce de novo. O tempo aoristo do verbo também comunica que uma pessoa não precisa ser salva várias vezes. Você só precisa nascer de novo uma vez. Muitas vezes, os verbos aoristas são traduzidos no passado.Você pode ouvir um pregador do país falar sobre "nascer de novo", que é uma gramática inglesa ruim, mas uma grande teologia. Deus realiza nossa salvação.
Ao considerar o encontro de Nicodemos com Jesus, como você descreve sua condição espiritual? Você está interessado em coisas espirituais? Você está questionando como reivindicações exclusivas de Cristo? Você está disposto a considerar honestamente como conseqüências de rejeitar um Cristo? Este encontro incrível ilustra que todos nós precisamos nascer de novo. A Bíblia diz que todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus. O mundo nunca experimentou uma fome mais profunda da sua alma. Você aceita uma oferta de Deus para nascer de novo hoje? Você receberá o maior milagre?