Melhores criptomoedas de 2023: 10 criptomoedas com potencial de crescimento [especialista]=>COINRC.COM

Bem-vindo ao mundo vertiginoso das criptomoedas, onde o futuro das finanças está sendo moldado por uma moeda digital única. À medida que avançamos em 2023, os desenvolvimentos no espaço das criptomoedas excederam as nossas expectativas mais loucas, criando novas oportunidades e mudando o cenário financeiro. Nesta postagem do blog, exploraremos as melhores criptomoedas de 2023 que já estão agitando e prontas para revolucionar a forma como negociamos, investimos e construímos riqueza.


Da ascensão meteórica do bitcoin às altcoins inovadoras, o mercado de criptomoedas atraiu investidores de todas as esferas da vida que buscam capitalizar a promessa de um futuro descentralizado.


Nossa análise especializada das melhores criptomoedas irá guiá-lo através deste cenário em mudança, destacando as criptomoedas mais promissoras que se destacam em termos de inovação tecnológica, desempenho de mercado e adoção no mundo real.


Portanto, quer você seja um entusiasta experiente de criptomoedas ou um novato curioso que deseja se aventurar no mundo das moedas digitais, nosso guia com as melhores criptomoedas em 2023 fornecerá experiência e insights.


Melhores criptomoedas de 2023


Uma rápida recapitulação

As criptomoedas ou, mais precisamente, os ativos criptográficos – uma vez que nenhum deles são moedas reais distribuídas por um banco central – tornaram-se um tema central para todos os investidores ao longo dos anos. Essas moedas ou tokens, que são baseados em tecnologia de registro distribuído (por exemplo, blockchain), vêm em diferentes formas, sendo a mais popular o Bitcoin.. 

Embora o Bitcoin, muitas vezes referido como “Ouro Digital” ou “Moeda de Reserva Global”, esteja liderando o grupo em termos de adoção e capitalização de mercado, existem agora milhões de ativos que vão desde tokens apoiados por ativos do mundo real até tokens cripto-nativos usados com utilidade e até mesmo arte digital na forma de NFTs.

A beleza desta nova classe de ativos é que ela está disponível para qualquer pessoa com conexão à Internet. Blockchain permite que o mundo transfira valor sem a necessidade de confiar em intermediários e as unidades de cálculo para tais transações são o que a maioria chama de moedas ou tokens. 

Em tempos de corrupção, inflação e perda geral de confiança, esta revolução é um processo natural para a humanidade e tem o potencial de resolver muitos dos problemas que enfrentamos hoje. Embora a tecnologia seja sempre neutra e possa ser usada tanto para o bem como para o mal, seria irracional olhar para o outro lado. Uma grande mudança está acontecendo, gostemos ou não – mas ainda estamos no início e os primeiros adotantes têm boas chances de lucrar com isso.

Em 2022, o mercado de criptografia teve que enfrentar diversas provações duras. Primeiro, o fracasso económico da Terra Stablecoin UST levou a um colapso em cascata de todo o ecossistema, levantando dúvidas sobre a utilidade da própria tecnologia (mesmo que estivesse a funcionar como pretendido). Pouco depois, o grande escândalo em torno da exchange de criptomoedas FTX e as ações fraudulentas da administração de Sam Bankman-Fried (SBF) abalaram não apenas os investidores, mas, mais importante ainda, os reguladores.. 

Então, qual é a grande lição do ano passado? Provavelmente algo nas linhas de:

Com esses aprendizados, como podemos nos preparar para 2023 e encontrar a melhor criptografia para investir?

Fatores a serem considerados ao escolher um investimento em criptomoeda 

Capitalização de mercado

Na criptografia, muitas vezes precisamos diferenciar entre “Capitalização de Mercado Atual” e “Capitalização de Mercado Totalmente Diluída”. O primeiro inclui todas as moedas ou tokens disponíveis até o momento, enquanto o segundo também inclui todas as moedas ou tokens que ainda estão bloqueados, mas serão liberados no futuro por meio de processos como mineração de criptografia ou piquetagem de criptografia.. 

Se houver uma grande diferença entre esses dois valores, é muito provável que o preço caia no futuro, à medida que mais tokens (oferta) atendem ao mercado (demanda).

Esses números são provavelmente O fator mais importante na determinação de um investimento viável e são frequentemente esquecidos ao comparar o preço de uma única unidade de um token. Só porque o preço de alguns tokens é de 0,00001€, ainda poderia ter uma capitalização de mercado muito elevada se existirem 100.000.000.000.000 de tokens. Isto levaria a uma capitalização de mercado de 1 bilião de euros, aproximadamente o valor do Google (e provavelmente não é tão valioso como o Google, por isso espere que o preço caia rapidamente quando as pessoas perceberem isso).

Volume de negócios

Alto volume de negociação significa maior acessibilidade a um ativo.

O Bitcoin, considerado por muitos a melhor criptomoeda, atingiu seu maior volume de negociação durante sua queda em novembro de 2022, sendo negociado mais de 400 bilhões de dólares em um único dia.

Liquidez

A liquidez real é um número muito importante na visão de um investidor, especialmente quando se trata de bolsas descentralizadas. 

A liquidez mostra quão fácil você pode sair de sua posição, o que geralmente é um problema com moedas ou tokens mais recentes. 

Se a liquidez for muito baixa, digamos menos de 10x o seu investimento, será impossível vender esse ativo ao preço atual de mercado. Portanto, você só deve investir em ativos de baixa liquidez se planejar manter esse ativo por um período mais longo e esperar um aumento de liquidez no futuro.

 

Casos de uso e adoção no mundo real

Assim como acontece com todas as empresas e seus produtos, é necessário que haja um caso de uso real (ou pelo menos uma perspectiva futura para um) e clientes pagantes que gerem lucro. 

Ao olhar para uma moeda ou token, é importante perguntar-se qual poderia ser esse caso de uso e se é realista que, em algum momento, o produto chegue lá. 

Você pode ir ainda mais fundo e calcular qual o tamanho da adoção, por exemplo. pessoas que usam e pagam pelo produto, é necessário compensar os custos de manutenção – este é o ponto onde o valor real é gerado. 

Comparar isto com a atual capitalização de mercado de um projeto pode muitas vezes levar a uma revelação interessante.

Economia de Tokens

Uma das questões mais críticas é: como o token realmente funciona?

Token Economics descreve a economia de um token e pode rapidamente revelar um mau investimento, mesmo que o produto e a equipe sejam excelentes. 

A oferta e a procura determinam o preço de um token, portanto o equilíbrio entre os dois e a forma como ele se desenvolve mostra o potencial do investimento. pergunte a si mesmo:

equipe de desenvolvimento

Os pilares tecnológicos são muito importantes na era digital. pergunte a si mesmo: 

Muitas equipes de desenvolvimento de criptomoedas analisam seus perfis do GitHub, que mostram o trabalho real que estão fazendo. 

Se você não tem experiência para avaliar isso sozinho, pode fazer sentido conversar com alguém que possa antes de investir no projeto.

suporte da comunidade

A comunidade de hoje pode ser composta pelos usuários e clientes do produto de amanhã. É importante levar isso em consideração e observar a comunidade com atenção. Faça a si mesmo estas perguntas:

Se a comunidade for composta principalmente de especuladores e pessoas que buscam retornos rápidos, criptografia gratuita, lançamentos aéreos, listas de permissões, etc., então é provável que haja uma pressão de venda significativa quando o ativo se tornar negociável.

Segurança e Transparência

Como vimos tantas vezes no passado, estes dois factores podem destruir um projecto e o seu valor em segundos se forem mal executados.. 

As falhas de segurança nunca acontecem no blockchain ou no nível técnico, mas principalmente no nível humano, seja código desleixado ou falta de governança.

Embora na maioria das vezes os problemas de segurança não sejam intencionais, os golpes reais são. Ter transparência suficiente permite uma melhor detecção precoce de fraudes. pergunte a si mesmo:

Desempenho

O desempenho passado é um indicador importante das expectativas futuras, embora nem sempre seja uma garantia. Embora os projetos com bom desempenho possam ter uma capitalização de mercado mais elevada do que os projetos não comprovados, o risco será provavelmente muito menor.

Especialmente em mercados baixistas e tempos de incerteza (como o que atravessamos neste momento), pode ser uma boa estratégia procurar projetos com um bom histórico, mas que tenham sofrido enormes perdas no valor simbólico. 

Se a equipe for bem financiada e capaz de entregar seu produto em momentos como este, poderá ser um investimento promissor.

 

Principais tendências em criptomoedas em 2023

Embora novas tendências no espaço das criptomoedas surjam de vez em quando, vimos algumas delas estabelecerem as bases e até mesmo estabelecerem as bases para o surgimento de novas tendências. As tendências mais prevalentes dos últimos anos e em 2023 incluem:

Finanças Descentralizadas (DeFi)

O objetivo do DeFi é espelhar o sistema financeiro tradicional e todas as suas ferramentas no blockchain, tornando-o confiável e programável. 

O projeto iniciado em 2019 tornou-se agora uma grande infraestrutura para todos os usuários de criptografia. Embora ainda falte usabilidade na maioria dos lugares, os protocolos DeFi continuarão a ser a espinha dorsal do futuro ecossistema financeiro. Os casos de uso populares de DeFi incluem:

Tokens não fungíveis (NFTs)

Os NFTs se tornaram um dos ativos mais populares nos últimos anos, introduzindo até mesmo pessoas não técnicas no espaço das criptomoedas, porque finalmente há algo visível para olhar e até mesmo exibir “segurado” em suas próprias mãos. 

Mas o NFT não é realmente uma obra de arte, mas sim uma unidade de conta de um ativo único e insubstituível. Isso pode se referir à arte, mas também a muitas outras coisas, como:

 

As melhores criptomoedas a serem consideradas em 2023

Bitcoin (BTC)

O Bitcoin continua a ocupar o primeiro lugar por um motivo. É considerada a melhor criptografia por muitos e é a que mais se aproxima de ser usada como dinheiro real. O Bitcoin resistiu e cresceu nos últimos 14 anos, tem um caso de uso claro e se beneficia muito com a adoção generalizada. Um must-have para qualquer portfólio.

Com sua grande capitalização de mercado, os dias de ganhos de curto prazo de 1.000x no Bitcoin provavelmente acabaram, então se você está procurando alto risco e grandes ganhos, o Bitcoin pode ser o ativo errado.

 

Ethereum (ETH)

Ethereum ocupa o segundo lugar em muitas listas de “melhores criptomoedas”. É uma plataforma blockchain que permite aos desenvolvedores construir aplicativos descentralizados (dApps) e executar contratos inteligentes.

Embora o Ethereum tenha provado seu valor no passado e seja o segundo maior ativo criptográfico em capitalização de mercado, nem todos pensam que ele manterá essa posição para sempre. 

Para uma boa gestão de risco, ele não deve faltar na carteira de um investidor em criptomoedas.

 

Binance Coin (BNB)

 

Binance Coin é a maior ‘moeda de troca de criptografia’”

 

Como a maior chamada “moeda de troca”, o BNB continua a se desenvolver em diferentes direções, oferecendo cada vez mais casos de uso para o token (por exemplo, cadeia Cosmos, cadeia EVM e bônus para usuários Binance CEX). 

Infelizmente, tudo isto ainda se baseia numa base muito centralizada e pode ruir devido à influência regulamentar ou ao comportamento fraudulento de maus intervenientes. 

Em última análise, uma decisão de investimento aqui precisa ser baseada na confiança.

 

Cardano (ADA)

 

Cardano permite contratos inteligentes e dApps mais eficientes e sustentáveis

 

Cardano é uma plataforma blockchain que visa fornecer uma plataforma mais eficiente, sustentável e interoperável para construir e executar aplicações descentralizadas e executar contratos inteligentes. 

Ele foi projetado para permitir o desenvolvimento e a execução de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps), ao mesmo tempo que aborda as questões de escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade que têm atormentado outras plataformas blockchain..

Cardano é um projeto muito polarizador, com uma comunidade forte, mas também com muitos adversários. A sua abordagem de investigação profunda ao desenvolvimento torna-os mais lentos do que outros projetos, mas potencialmente mais resilientes.

 

Polkadot (DOT)

 

Polkadot torna possível a comunicação entre diferentes blockchains

 

Polkadot é uma plataforma blockchain que visa permitir a interoperabilidade entre diferentes redes blockchain. Ele fornece uma maneira para diferentes redes blockchain se comunicarem e trabalharem juntas, permitindo maior escalabilidade, segurança e funcionalidade.

Polkadot teve ótimo hype inicialmente, que esfriou nos últimos anos. 

Embora o desenvolvimento ainda esteja forte, precisaremos ver a ótima usabilidade na forma de carteiras e casos de uso amplamente adotados construídos em muitos parachains diferentes.

 

Solana (SOL)

 

Solana foi construída para transações de alta velocidade e alto volume

 

 

Solana foi projetado para transações de alta velocidade e alto volume. Ela fornece uma alternativa mais escalável e eficiente a outras redes blockchain, tornando-a adequada para aplicações que exigem transações rápidas e frequentes. Houve um tempo em que era considerada a melhor criptografia para piquetar.

Solana sofreu muito devido à sua ligação com Sam Bankman-Fried, o fraudulento fundador da FTX e proponente do blockchain. 

Se o projeto conseguir se livrar de alguns obstáculos técnicos restantes e cumprir sua promessa de ótima usabilidade (por exemplo, com seu próprio smartphone), a SOL poderá ressurgir como uma fênix. 

O risco e a recompensa são provavelmente maiores do que a maioria dos outros projetos importantes.

 

Polygon (MATIC)

 

Polygon é um protocolo de “camada dois” que permite dApps Ethereum na rede Polygon

 

Polygon (anteriormente conhecido como Matic Network) fornece uma infraestrutura mais escalonável e interoperável para a construção de aplicativos descentralizados (dApps). 

Ele foi projetado como uma “camada dois” da rede Ethereum, permitindo que os desenvolvedores construam e implantem dApps compatíveis com Ethereum na rede Polygon.

Polygon está sendo muito adotado por muitos projetos devido à sua estrutura de baixo custo. Embora o caso de negócios da Polygon seja, em teoria, fácil de copiar, eles conseguiram estabelecer um ótimo efeito de rede, resultando em crescimento constante.

 

Avalanche (AVAX)

 

Avalanche is a layer two solution utilizing subnets

 

O Avalanche também fornece uma infraestrutura mais escalável, interoperável e descentralizada para a construção de aplicações descentralizadas (dApps) e a execução de contratos inteligentes, embora siga uma abordagem diferente de outras soluções de “camada dois”.

O Avalanche oferece as chamadas sub-redes, que são cadeias filhas da cadeia C do Avalanche. Isso permite lançar facilmente um blockchain dedicado para vários casos de uso, como vimos com DFK Chain, um dos maiores projetos de jogos no espaço web3.

 

Thorchain (RUNE)

 

Thorchain might revolutionize web3

 

Thorchain visa resolver um dos maiores problemas no espaço financeiro descentralizado, o comércio confiável de ativos entre blockchains independentes. 

A visão é muito promissora, mas difícil de concretizar e exige muito tempo e dedicação. 

Se tiver sucesso, Thorchain revolucionará grande parte da web3.

 

Dogecoin (DOGE)

 

For a parody coin, DOGE saw insane gains

 

Dogecoin foi criado como uma paródia alegre do Bitcoin. Apresenta o cachorro Shiba Inu do meme da internet “Doge” como mascote e tornou-se conhecido por sua comunidade amigável e bem-humorada..

Incluímos Dogecoin nesta lista para mostrar um projeto com fundamentos ruins, mas ainda com desempenho passado incrível. 

Isto deve mostrar que uma comunidade forte e uma história de marketing podem ter uma enorme influência no preço (de curto prazo) de um ativo, mesmo que ainda não exista um caso de uso real.

 

Como comprar criptomoedas

 

Investir em criptomoedas em 2023

 

Comprar criptomoedas hoje em dia é quase tão fácil quanto comprar ações, pelo menos para moedas e tokens populares.Choosing a cryptocurrency exchange

Existem alguns fatores que devem ser considerados ao se registrar em uma bolsa centralizada:

Confira nosso guia com as melhores trocas de criptografia em 2023 para encontrar a troca certa para suas necessidades.

Configurando uma conta e verificando sua identidade

A maioria das exchanges usa uma combinação de email+senha para acessar contas. Depois que sua conta for verificada, é altamente recomendável adicionar autenticação de duas contas (2FA) como medida de segurança. ID válido e possivelmente outros documentos, como comprovante de endereço, são necessários para verificação, portanto, tenha-os em mãos.

Financiando sua conta

Existem várias maneiras de obter moeda FIAT, como dólar ou euro, em sua conta de câmbio. Coisas como transferência bancária SEPA são gratuitas, mas podem levar alguns dias, enquanto os pagamentos com cartão de crédito funcionam instantaneamente, mas cobram uma taxa.

Algumas trocas de criptografia também suportam a compra de criptografia com criptografia; nesse caso, você precisa enviar suas moedas para o endereço da carteira associado à sua conta de troca.

Fazendo um pedido de compra

Dependendo da bolsa, existem várias maneiras de adquirir moedas com a taxa de preço de sua preferência, sendo as mais populares as ordens de mercado e com limite. Tenha cuidado ao definir ordens de mercado para ativos ilíquidos.

Encontre informações mais detalhadas e dicas sobre como adquirir suas novas moedas em nosso guia: Como comprar criptomoeda

 

Armazenando suas criptomoedas

 

Mantendo seu ativo criptográfico seguro

 

 

O armazenamento de ativos criptográficos desempenha um papel crucial no ecossistema criptográfico descentralizado. Manter suas criptomoedas em uma exchange pode ser arriscado, pois elas são vulneráveis a hackers e outras ameaças à segurança. Recomendamos armazenar suas criptomoedas em uma carteira que esteja sob seu controle.

Tipos de carteiras de criptomoedas

Em geral, diferenciamos entre carteiras de hardware, carteiras de software e carteiras de custódia. Os dois primeiros colocam o acesso às suas moedas e tokens sob sua responsabilidade, enquanto as carteiras de custódia são gerenciadas por terceiros, como uma troca de criptografia (na qual você deve confiar). No final das contas, cada tipo de carteira apresenta um compromisso entre segurança e flexibilidade.

Clique aqui para se aprofundar nas melhores carteiras criptografadas.

Carteiras de hardware

As marcas mais conhecidas de carteiras de hardware são Ledger e Trezor. As carteiras de hardware permitem que você acesse rapidamente sua carteira sem a necessidade de conhecer sua chave privada completa, criptografando-a com uma senha.

Carteiras de software

As carteiras de software funcionam como carteiras de hardware, mas são puramente digitais. É importante observar que as carteiras de software podem ser auto-hospedadas ou de custódia, portanto, certifique-se de verificar isso antes de transferir quaisquer ativos para elas.

Carteiras de papel

Uma carteira de papel é a forma mais simplificada de carteira de hardware, ignorando a criptografia e salvando sua chave privada em texto não criptografado. É a forma mais barata de acessar uma carteira blockchain, mas apresenta alguns riscos óbvios.

 

Dicas para investir em criptomoedas

 

Dicas de investimento em criptografia 2023

 

Faça sua própria pesquisa

Mostramos alguns projetos de criptografia neste artigo e os fatores que usamos para avaliá-los. Você pode usar essa abordagem como uma verificação básica em busca de sinais de alerta em um projeto. Mas não limite a sua pesquisa ao ativo em si, também é importante estar atento a quaisquer eventos macroeconómicos, que possam influenciar todo o mercado, como aumentos de juros, regulamentação, etc.

Diversifique seu portfólio

“Nunca guarde todos os ovos na mesma cesta” é definitivamente um ditado que devemos ter em mente. A diversificação e o reequilíbrio da carteira nunca prejudicaram um bom investidor. Sim, você pode perder alguns ganhos ao não apostar tudo em uma moeda bombeada, mas é preciso lembrar que as criptomoedas podem cair tão rápido quanto subiram. 

Acompanhe seu portfólio

É de extrema importância ter uma visão clara dos seus ativos a qualquer momento para acompanhar o seu desempenho, o seu investimento inicial e a distribuição do seu património.

O rastreador de portfólio criptográfico gratuito do Blockpit oferece uma interface fácil de usar para rastrear todas as suas moedas, tokens, NFTs e muito mais em um painel útil. Basta importar suas transações ou conectar-se a uma bolsa ou carteira usando uma de nossas muitas integrações de criptografia.

Registe-se agora gratuitamente!

 

Invista apenas o que você pode perder

Isso deveria ser óbvio, mas resista à tentação de se endividar para fazer um investimento, não importa o quão certo você tenha de que ele terá sucesso. Existem muitos fatores que estão fora do seu controle e podem resultar em um resultado negativo contra todas as probabilidades.

Esteja preparado para a volatilidade

A criptografia é volátil, isso é um fato. O mercado é muito pequeno em comparação com o mercado de ações ou imobiliário. A volatilidade não é necessariamente uma coisa ruim, mas algo para se ter em mente. Uma ótima maneira de reduzir a exposição à volatilidade é investir via Dollar-Cost-Averaging (DCA), ou seja, comprar ou vender porções menores de um ativo durante um longo período de tempo.

Acompanhe as tendências e novidades do mercado

Existem muitas fontes de notícias por aí e é importante escolher a sua com sabedoria. Seguindo as pessoas certas no Twitter ou assinando os subreddits certos, você pode estar na vanguarda das informações. Mas cuidado: seguir as pessoas erradas pode fazer com que você caia nas mãos de golpistas. Mais uma vez: DYOR e não FOMO muito forte!

 

Bônus: não se esqueça dos impostos criptográficos!

 

ganhos criptográficos = impostos criptográficos

 

A criptografia é emocionante. Desde negociação até staking e mineração, e até mesmo casos de uso mais avançados no espaço DeFi, há muitas maneiras de obter ganhos e perdas, ou até mesmo obter uma renda criptográfica passiva. E onde há lucro, há impostos.

Embora você possa usar perdas criptográficas para compensar suas cargas tributárias, os ganhos criptográficos e outras receitas devem ser relatados em suas declarações fiscais anuais.

Escrevemos muitos guias abrangentes de impostos sobre criptomoedas sobre a tributação de criptomoedas em várias jurisdições, como EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Áustria, Holanda, Espanha ou Bélgica.

Se você está procurando uma maneira fácil de registrar seu relatório fiscal criptografado, o Blockpit tem você! Nossa calculadora de impostos criptográfica fácil de usar analisa todas as suas transações, calcula os ganhos e perdas relevantes e exporta um relatório fiscal compatível para você usar em sua declaração fiscal anual.Inscreva-se agora  ou compare preços

 

Perguntas frequentes sobre as melhores criptomoedas de 2023

Devo investir em criptomoedas?

Sim, a criptografia se tornou uma classe de ativos respeitada que não deve faltar em nenhum portfólio de investidores sérios. Não deixe de ler nosso guia para saber como avaliar um potencial investimento em criptografia e como identificar fraudes.

Qual é a criptomoeda mais popular?

Bitcoin é a criptomoeda número um indiscutível. No entanto, a maioria das pessoas que conhece o Bitcoin também já ouviu falar do Ethereum. Provavelmente é aconselhável dar uma olhada em ambos.

Qual a diferença entre negociar criptomoedas e negociar ações?

Com a criptografia você tem a possibilidade de ser realmente o verdadeiro proprietário de seus ativos. Provavelmente, isso pode ser comparado a armazenar uma barra de ouro no cofre de sua casa – apenas digital!

O que é uma altcoin?

Altcoin é um termo usado para ativos criptográficos que não são Bitcoin.

Qual é a melhor criptomoeda para iniciantes?

Bitcoin e Ethereum são ótimas criptomoedas para se observar se você está apenas começando a investir em criptografia. Eles são mais fáceis de entender e apresentam menos riscos do que outras moedas ou tokens existentes.

 

LEIA MAIS