Desenvolvimento de projetos de pesquisa, porém, apresenta outras ações, nas quais destacam-se: oferecimento de minicursos e organização de eventos ligados à área, aplicação de diferentes metodologias de avaliação genética e seleção de animais domésticos, além de gerenciar bases de dados, buscando também a formação de recursos humanos na área de melhoramento genético animal.
Desenvolvimento da assistência técnica sobre a pecuária brasileira, promovendo o desenvolvimento técnico e sustentável, ajudando na elaboração de estrategias produtivas econômicas visando o desenvolvimento técnico sustentável.
Promover a solidariedade e a aproximação entre os membros através de reuniões de caráter científico, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates e outros eventos que possam contribuir para a melhoria da divulgação dos conhecimentos relacionados com o melhoramento animal .
Fomentar o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes da graduação e de pós-graduação em zootecnia, medicina veterinária, agronomia e demais áreas afins, no âmbito de ensino, pesquisa e extensão em melhoramento animal.