FAQs

Olá pessoal!

Nunca tive a oportunidade de agradecer o enorme carinho que todos têm pela NOSSA Bella.

Logo, quero deixar aqui nosso agradecimento por todo esse amor...

OBRIGADA!

Tenham a certeza que ela sente as vibrações positivas de vocês! O amor é uma energia muito poderosa e que pode ser semeada à distância. Pude provar isso para mim mesma através da própria página do Facebook da Bella. Não sabem o quanto de mensagens recebemos todos os dias relatando fatos que nos sensibilizam e nos fazem sentir tão abençoadas. Esta é a razão de tanta motivação para alimentar a página com algo novo diariamente.

Enfim...

Resolvi escrever essa nota, para responder as perguntas mais frequentes feitas para nós.

Abaixo as perguntas:

Qual é a raça da Bella?

Vide o nome da página "Bella The Samoyed - A Samoieda", a raça é SAMOIEDA (Samoyed em inglês). Muitos sabem que a Bella pertence à uma família de descente de japoneses e acabam confundindo o Samoieda sendo o nosso sobrenome, porém este nome tem origem russa. É nome de uma tribo nativa da Sibéria da região de Nenetsia, chamados de Samoyedics.

Imagem: Samoieda primitivo do povo nativo da Sibéria

De que canil a Bella veio?

Ela não veio de nenhum canil. A Bella é fruto da nossa samoieda, Sammy, e do samoieda de um amigo meu, Sammy. Acreditam que os pais tem o mesmo nome? :)

Em Novembro de 2014, a Sammy, aos seus 5 anos, virou uma estrelinha no céu devido a uma fatalidade negligente de pessoas que utilizam venenos de ratos e não estão cientes que estes ratos envenenados possam vir a falecer no quintal do vizinho que possuem animais de estimação...

Imagem: Sammy PAI à esquerda & Sammy MÃE à direita

Qual canil você recomenda?

Apesar de conhecer a maioria dos canis brasileiros de samoieda, não tenho a competência de recomendar nenhum. Acredito ser de grande responsabilidade a indicação de um canil, afinal trata-se da vida de um ser. Portanto, não tenho como indicar nenhum.

Recomendo sempre procurar saber sobre os filhotes que já estão com seus tutores e averiguar a saúde destes.

Infelizmente, a atuação dos canis brasileiros não seguem os padrões que eu (particularmente) carrego comigo como valores de ética e moral.

Quantos anos a Bella tem?

Bella nasceu no Dia das Mães em 2011, ou seja, 09/05/2011. Foram cinco filhotes, sendo a Bella a única fêmea.

Imagem: 24h após o nascimento da Bella e seus 4 irmãozinhos e sua mãe Sammy

Por que a Bella tem apenas uma orelha em pé?

Quando filhotes a cartilagem da orelha é muito sensível e é recomendado não haver nenhum tipo de manuseio. Porém, eu não possuía este tipo de conhecimento na época, então eu acariciava os filhotes o tempo todo, principalmente a Bella, por ser a única fêmea. Contudo, a cartilagem cedeu do lado esquerdo e esta orelha não fica de pé. É irreversível, porém pode ser arrumado através de uma cirurgia corretiva, mas é algo totalmente estético. Hoje, considero o charme da Bel.

Imagem: As orelhinhas da Bellinha quando ainda filhote

Quem adestra a Bella?

Eu adestro a Bella.

Adoro psicologia canina e adoro observar o comportamento canino. Consigo ficar horas e horas observando a comunicação entre cães. Levo comigo o Cesar Millan como orientador e levanto a bandeira do adestramento positivo. O adestramento é a melhor forma de reforçar o relacionamento entre tutor e cão, logo super recomendo que treinem seus cães. Caso o cão for de raça, procurem estudar a origem do cão para focar em trabalhos voltados à sua competência, eles amam, é algo que está no sangue! Já para nós, é pura meditação, pois você precisa estar bem consigo mesmo para que possa transmitir o ensinamento para o cão. Como dizem: "não demonstre medo ao cão, porque ele sabe", eles são capazes de fazer uma leitura da gente, portanto, mantenha a postura de líder da alcatéia.

Imagem: Prova do reforço do nosso relacionamento devido ao adestramento

A Bella operou o quê?

A Bella foi castrada no dia 27/02/2016. A castração além de prevenir doenças, é obrigatória para que a Bella pudesse tirar a licença de Cão Terapeuta Internacional pela TDI nos EUA. Ela atua como Cão Terapeuta Voluntária Independente, ou seja, não tem nenhuma instituição vinculada e voluntariamos em qualquer local no qual julgo ideal a nossa atuação, sendo estes locais escolas, asilos, hospícios, orfanatos, bibliotecas, hospitais, outros.

Imagem: Bella ainda grogue pós-cirurgia

Onde a Bella mora?

A Bella é de São Paulo. Fazendo suas idas e vindas do interior à cidade grande.

Como é a manutenção da raça da Bella?

A manutenção de um samoieda é trabalhosa e devido à isso é de alto custo. Não é recomendado dar banho em casa, pois os samoiedas possuem sub-pêlos e que devem ser totalmente secos (trabalho árduo) para evitar qualquer doença de pele. A escovação deve ser diária e a queda do pêlo é constante, piorando ainda mais na época da troca. Não é recomendado de hipótese nenhuma a tosa (com exceção da higiênica), pois o pêlo é um isolante térmico, um protetor.

Imagem: Muitas horas de banho e alto custo na manutenção

Qual é a alimentação da Bella?

A Bella sempre foi um pouco fresca para rações, portanto, entrei com a alimentação natural da Pet Nativa e ela ama e devora! Esta é enviada já na porção correta para a Bella (super prático) em saquinhos à vácuo e tem um profissional para acompanha-la quanto a sua nutrição.

Imagem: Devorando o rango

Como conseguiram fazer a Bella aceitar a Lolla? E a Pity?


A Lolla é a irmã coelha (raça lionhead) da Bella, que pensa ser mais um cachorro do que um coelho. No início não foi fácil. A Bella queria a Lolla como petisco. Foi um processo de muita paciência, confiança e persistência. Não foi demorado, mas foi um trabalho intensivo.

Imagem I: Interação da Bella com a Lolla logo no início

O mesmo trabalho está sendo feito com a Pity, a calopsita lutino. Depois de alguns dias da chegada da Pity, ganhamos o Chico (Tico) e ele passou pelo mesmo processo.

Imagem II: Interação da Bella com a Pity após 2 semanas

Imagem III: Interação da Bella com a Pity e o Chico

Qual a relação da Bella com o Bob & Marley? E a Nova?

Muitos acham que os três são do mesmo tutor, porém não são. A Bella, o Bob e o Marley são amigos que tem afinidades e parceria de outro nível, relevando o fato de serem cães de tutores diferentes, a matilha que eles formaram é muito homogênea. A Bella tem aprendido muito com os dois, aprendido a ser mais bagunceira e farrear mais, e eu como tutora, tenho adorado vê-la sair do salto! Hahaha

A Nova é a caçula da matilha, uma braco húngara que veio do Canil Vizsla Carioca no dia 12/10/2016 e nasceu no dia 23/07/2016! Ela é a espoleta da turma e a xodó! Ela é priminha da Bella e se integrou nessa turma por "osmose" obviamente! Como a tutora da Nova é de primeira viagem, tanto ela quanto a Nova tem aprendido muito com essa galera.

Imagem I: Da esquerda para a direita: Bob, Marley & Bella, fazendo a primeira trilha deles na Mata Atlântica

Imagem II: Bella recepcionando a Novinha

Por que os tutores da Bella nunca se identificam?

O único motivo pelo qual não identifico as pessoas é para privar a imagem da família. O privar tem diversos motivos desde a segurança quanto simplesmente a privacidade.

A estrela da vez é a Bella e a exposição é toda dela.

Imagem: O famoso selfie da Bella

É isso...

Espero que tenha conseguido sanar algumas das dúvidas...

Caso tenham qualquer outra pergunta, por favor, não hesitem de perguntar. Assim que possível, estarei respondendo a todos.

Mais uma vez, agradeço a todos pelo carinho e que possamos continuar compartilhando a alegria e o amor que a Bella traz para a minha família com vocês.

Com amor,

Irmã da Bella

(KAREN)

Todos os direitos reservados©