Homenagem ao Prof. Kleber Markus

“Mitsuru, cuidado para não bater a cabeça no ventilador de teto!”

Kleber Markus, maio de 2017

Foi o que me disse Kleber Markus quando se despediu na minha última visita em sua casa, dia 8 de maio, segunda feira, numa tarde ensolarada.

Durante o encontro, que durou cerca de 50 minutos, Kleber me relatou sua batalha diária contra a doença de uma forma lúcida, crítica e irônica, como o fazia com os conceitos de marketing e comunicação em suas concorridas e mais que apreciadas aulas na ECA/USP e na Universidade Metodista. Betina, sua amada esposa, juntou-se a nós em uma conversa agradável sobre filhos, amigos e trabalho. Fernanda, sua primogênita, estava em casa e expressou sua relutância em viajar a trabalho para a Alemanha devido à debilidade física de seu pai. Mas, Kleber era o maior incentivador de sua ida, atendendo à solicitação do presidente mundial da Voith. Ieda, sua segunda filha, estava também presente, preocupada em responder às demandas de seu pai. Kleber falou, com muito orgulho, sobre os avanços do Davi, filho caçula, no curso de Medicina. Sua querida família, sem dúvidas, era o fator motivador de sua longa e incansável luta contra a enfermidade.

Kleber, na conversa, mostrou-se muito preocupado com as bancas de TCC do curso de Especialização que teria de presidir na ECA e a de Qualificação de sua orientanda no Mestrado da Metodista, mais uma prova inequívoca de seu profissionalismo e dedicação ao trabalho.

Ao final da conversa, já bastante cansado, Kleber pediu desculpas e solicitou ajuda ao cuidador para se deitar no sofá onde galhardamente estava sentado durante o papo. Confesso que fiquei muito preocupado vendo Kleber ser incapaz de realizar um movimento simples. Apesar de sua solicitação por minha permanência, senti que era o momento de deixá-lo repousar.

Antes de partir, pedi permissão a ele e à Betina para proferir uma oração, imediatamente acatada por ambos. Debrucei me sobre o sofá e, segurando sua mão, expressei palavras que me vinham do coração, inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Foram palavras de agradecimento e de preces para que Deus realizasse sua Divina Vontade na vida de Kleber e de sua família. É claro que no meio da oração, eu Mitsuru, solicitei que Deus realizasse o milagre do alívio das dores e da tão desejada cura.

Ainda debruçado no sofá, Kleber agradeceu pela oração e disse que me considerava um verdadeiro irmão. Ao me levantar, disse olhando seriamente para mim: “Mitsuru, cuidado para não bater sua cabeça no ventilador de teto!”. Brincalhão contumaz, que disparava seus comentários engraçados, mas inteligentes, sem perder a elegância e a ironia, Kleber me presenteou com suas últimas palavras.

Dias depois, Kleber foi internado no hospital devido a complicações decorrentes do câncer em suas funções renais e digestivas. No dia 17, quarta feira, Luri e Castanheira me acompanharam em uma visita à UTI do hospital onde já se encontrava entubado e sedado. Na visita, apesar de seu estado de semiconsciência e impossibilitado de falar, percebi que Kleber acompanhava com seus aguçados olhos a conversa que mantive com Betina, David e Ieda. Tenho certeza que tinha alguma brincadeira em mente para disparar quando pudesse. Novamente, tive a grande benção de poder orar com ele e seus entes queridos.

Neste relato sumarizo o que caracterizava Kleber Markus: Amor, Dedicação, Perspicácia, Inteligência, Perseverança, Humor, Elegância, Honestidade e Lealdade, atributos dificilmente encontrados juntos numa só pessoa. É óbvio que tinha seus defeitos, mas quem não os tem?

Tive o privilégio de acompanhar Kleber Markus desde o tempo em que desempenhava a função de gerente de hotel, quando realizou um curso de extensão ministrado por mim na ECA/USP no ano de 1998. Neste interim, completou o mestrado e o doutorado na ECA/USP, começou a ministrar aulas na Universidade Metodista, me ajudou a coordenar mais de 20 cursos de especialização em Goiânia e Uberlândia, além de me auxiliar na montagem e coordenação do CEACOM e de 17 cursos de Especialização na ECA/USP, completou com êxito um Pós-Doutorado na Universidade de Sorbonne com o Prof. Dr. Michel Maffesoli. Organizamos também a publicação de 3 livros, coordenamos e realizamos viagens internacionais de alunos para a Universidade da Flórida (EUA), Sorbonne (França), Havana (Cuba) e NOVA de Lisboa (Portugal); realizamos trabalhos de consultoria e de pesquisa para importantes empresas. Nas centenas de vezes que nos encontramos não me lembro de nenhum atraso de Kleber, nem um minuto sequer. Rapidez e eficácia na solução de problemas eram sua marca registrada, como era também sua língua ferina e contundente, quando necessário.

Suas aulas certamente deixarão saudades, seus inúmeros escritos - na forma de dissertação de mestrado, tese de doutorado, capítulos de livros e artigos- já se constituem em valiosa e duradoura contribuição para acadêmicos e profissionais de marketing e comunicação. Sua alma poética, extremamente sensível e talentosa, manifestou-se por meio do livro Deiscente, Antologia Poética, publicado em 2009, com poemas que manifestam seu olhar perscrutador sobre objetos, fatos e pessoas. Seus amigos, eu me incluindo, foram retratados com ironia, graça e humanidade.

Seu segundo livro, SobreVida, publicado em 2015 sem nenhum alarde, inicia-se com a seguinte afirmação: “Em janeiro de 2014, o Dr. Ariel G. Kann me informou que eu não viveria mais para sempre...”. Logo abaixo desta afirmação, Kleber apresenta seu primeiro poema:


“Sobre VIDA venho apenas para dizer que ainda estou vivo.

Que a clara-escuridão não me consumiu.

E que hei de buscar-me de onde quer que eu tenha ido”.


Trata-se do poeta antevendo sua incansável batalha contra a enfermidade.

Sua atuação como coordenador, professor e orientador dos cursos de Gestão de Comunicação e Marketing foi marcante e especialmente inestimável para mim.

Kleber nos presenteia com suas últimas e valiosas contribuições na forma de nosso primeiro webinar sobre Comunicação Integrada e do artigo publicado na seção Performance da Revista Marketing, 505ª Edição, Março/Abril de 2017. Recomendo fortemente sua leitura.

Hoje, apesar do nosso desejo de cura, devemos nos render aos desígnios de Deus, que solicitou para junto de Si a presença vigorosa, humorada e marcante de Kleber Markus.

Descanse em Paz, irmão querido.

Não se preocupe, jamais vou bater a cabeça em um ventilador de teto!

Mitsuru Yanaze