Evento Satélite do Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Possui ampla experiência em formação de profissionais e elaboração de materiais didáticos, com foco em e Design Thinking. Atualmente, desenvolve trabalhos e pesquisa na área de Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRG,professora com ampla experiência em gestão pedagógica, formação de professores, educação a distância e integração de tecnologias educacionais. Atua como supervisora na Escola de Formação Xangri-lá, liderando iniciativas de inovação, ensino e aprendizagem.
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Pesquisa sobre trajetórias de aprendizagem em ambientes informatizados e educação a distância. Doutora em Linguística Aplicada e Informática na Educação.
Este workshop propõe uma experiência de reflexão crítica coletiva sobre o Novo Marco Regulatório da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em decorrência da recente publicação do Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025. O objetivo central é analisar os impactos dessa legislação no contexto das instituições de ensino, com foco na gestão educacional, no planejamento e nas práticas pedagógicas de cursos superiores a distância. Alinhado ao tema do CBIE 2025 – "Educação para Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro", o workshop visa fomentar discussões sobre desdobramentos inovadores a respeito do novo marco regulatório, tanto no âmbito acadêmico quanto na sociedade. Adota-se uma metodologia exploratória, utilizando de ferramentas do Design Instrucional para a criação das atividades, com técnicas que favorecem e registram as discussões e descobertas dos sujeitos durante o processo.
Considerando a situação emergente no que concerne ao papel das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Superior a partir do Novo Marco regulatório da Educação a Distância no Brasil, propõe-se um workshop como experiência coletiva de reflexão acerca de seus desdobramentos.
Com a recente assinatura do Decreto Nº 12.456, de 19 de maio de 2025 surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre essa legislação e seus textos adjacentes, bem como ponderar sobre suas implicações nos contextos e realidades das instituições ofertantes, voltando o olhar para a gestão educacional, o planejamento e as práticas pedagógicas de cursos superiores a distância.
A proposta do workshop justifica-se uma vez que o Marco Regulatório modifica profundamente os formatos de oferta da educação superior, estabelecendo parâmetros do que significa qualidade em cursos de graduação e priorizando certas práticas pedagógicas e vivências universitárias.
Considerando a temática do CBIE para 2025: “Educação para Transformação: inteligências que moldam o futuro”, o presente workshop convida seus participantes a refletir coletivamente sobre o futuro da EaD no cenário brasileiro, levando em conta seus potenciais e desafios no que concerne à inovação e a outros patamares e concepções de qualidade.
Data limite para inscrição: 03/09/2025
Data de notificação de confirmação de inscrição: 10/09/2025
Metodologia baseada no Design Instrucional.
Autoras (2025)
1
Vamos iniciar com algumas atividades de integração de grupo.
Neste primeiro momento, buscaremos mapear nossos conhecimentos sobre o Marco Regulatório.
Vamos iniciar com algumas atividades de integração de grupo. Neste primeiro momento, buscaremos mapear nossos conhecimentos sobre o Marco Regulatório. Em seguida, realizaremos uma troca de ideias para alinhar percepções e identificar pontos de interesse ou dúvidas que possam surgir. Essa abordagem colaborativa nos ajudará a construir uma base sólida para os próximos passos do trabalho em equipe.
2
Aqui o objetivo é promover reflexões a partir do alinhamento inicial.
Essas reflexões se darão pela alternância de momentos individuais e coletivos.
Essa abordagem visa fomentar o diálogo construtivo permitindo a revisão de conceitos já existentes.
3
Exploração, a partir de pesquisas realizadas previamente pelas coordenadoras, de diferentes aspectos trazidos ao debate público, estimulando o aprofundamento reflexivo sobre o tema do Marco Regulatório.
4
Como atividade final, consolidaremos nossa tarde de trabalho com uma atividade que tem como objetivo nos auxiliar na organização das discussões e construção de conhecimento para o debate sobre o novo Marco Regulatório da EaD.