O QUE É UM GRÁFICO DE GANTT?
Criado em 1917 pelo engenheiro e consultor de gestão americano, Henry Gantt, o gráfico que leva o seu nome é uma ferramenta visual que nos ajuda a gerenciar projetos, exibindo tarefas e suas durações ao longo de uma linha do tempo.
É um diagrama baseado no harmonograma do engenheiro polonês, Karol Adamiecki, o precursor do gráfico de Gantt.
PARA QUÊ ELE SERVE?
Esse diagrama é ótimo para agendar e acompanhar o progresso de um projeto, mostranto quais tarefas precisam ser feitas, quem é o responsável por elas, o cronograma de cada uma e como elas se relacionam.
Primeiro, cadastre o nome do projeto que será realizado ao longo do período estipulado por você. Depois, na coluna ao lado, abra a lista (CTRL + seta para baixo, no LibreOffice, ou Enter no Google Planilhas), ou digite as três primeiras letras do mês em que você vai trabalhar no seu projeto (Imagem 3).
OBS.: Isso fará com que o nome do projeto fique visível no mês correspondente (Imagem 4).
💡 DICA: Para mudar o ano em todos os meses, basta atualizar o ano exibido na planilha "Projeto" (Imagem 3).
Agora, descreva a sua tarefa em poucas palavras e, depois, defina nas respectivas colunas o responsável por ela, o seu dia de início, o tempo de duração e a sua porcentagem de execução (Imagem 5).
OBS.: Se a planilha for compartilhada, será possível todos da equipe saberem se uma determinada tarefa foi finalizada (completada em 100%), se está sendo executada (25%, 50% ou 75%), ou se ainda não foi iniciada (status vazio e 0% de andamento). Veja a próxima imagem 6.
Entendendo essa lógica, fica mais fácil de gerenciar tarefas que se relacionam no projeto. Por exemplo, observe a imagem 6 acima. Imagine que a tarefa 2, executada por Beltrano, precisa ser terminada para que a tarefa 3, que será executada por Sicrano possa ser iniciada. Ou seja, a terceira tarefa depende da finalização da segunda. Com esse gráfico, o andamento do projeto será mais fluído, porque todos os envolvidos poderão se organizar melhor.
A cada 4 anos, com algumas excessões nos anos centenários, o calendário precisa ser ajustado ao ano solar. Se 2024 foi um ano bissexto, onde o mês de Fevereiro teve 29 dias, então o próximo ano bissexto será 2028.
Caso você use essa planilha em anos bissextos, na planilha Fev, basta abrir a lista suspensa (ao lado do ícone do calendário) e mudar a opção para “Ano Bissexto”. Fazendo dessa forma, o mês de Fevereiro apresentará na planilha 29 dias. Veja sobre isso na imagem 7 a seguir.
"Qual planilha eu devo escolher? Online (Google) ou Offline (LibreOffice)?" Depende da sua necessidade.
Escolhendo a versão online, você precisa ter uma conta do Google para poder usufruir de sua planilha, o que dará a possibilidade de você acessá-la de qualquer dispositivo (seja um celular, um notebook ou desktop) e, também, trabalhar com outras pessoas ao mesmo tempo.
Nome do arquivo e extensão da planilha offline:
GraficoGantt.ods
Assinatura do arquivo (valor HASH de 256 bits):
cdafdb13e335a3427951ba9228bf70f34b2d9ed1b332337277caf0a6a2b7f46b
💡 DICAS
Para mais detalhes sobre a assinatura do arquivo (HASH), a sua extensão (ods) e como verificar a autenticidade da planilha, você encontra na página da planilha Finanças Fácil. ;)
Para começar a utilizar a planilha online (versão Google Planilhas), acesse-a com a sua conta do Google e copie ela para o seu Google Drive.
OBS.: Você até pode baixar essa versão do Google para usar offline no seu computador, escolhendo uma das extensões de arquivos diponíveis (ODS ou XLSX), mas o arquivo, por ter sido criado online, poderá perder um pouco da formatação e funcionalidade. Então, para resolver essa questão, eu recomendo o uso da planilha offline no LibreOffice Calc.