"Deixando Marcas na Educação"

A patronesse da Escola Estadual Profª. Marcelina de Campos é uma figura nobre, filha de Eduardo Alberto de Campos e Marina Figueiredo de Campos, nascera aos 14 dias do mês de junho de 1903, em Cuiabá, Mato Grosso. Residia à Rua Joaquim Murtinho, nº. 285, Centro.

A profª. Marcelina de Campos fez o curso primário na Escola Asilo Santa Rita, e se preparou na Escola Normal do Estado de Mato Grosso, onde concluiu seus estudos no dia 19 de novembro de 1.925.

Começou sua carreira no magistério na Escola Modelo Barão de Melgaço. Com seu aprendizado caseiro, como mestra, a professora Marcelina de Campos, competente e educada, tratava seus alunos com muito carinho e energia, mas a ordem e a disciplina reinavam na sua sala.

Sua família e a professora, sendo muito religiosos, freqüentavam a Igreja Catedral Metropolitana.

Após muitos anos dedicados à educação, a professora Marcelina de Campos veio a falecer no dia 06 de fevereiro de 1980.

A Escola Estadual Profª. Marcelina de Campos surgiu da necessidade dos moradores do bairro Santa Amália, por não possuir uma escola na comunidade.

Inaugurada no dia 27 de março de 1.987. A escola continha uma estrutura simples com dois corredores: em frente e um de fundo com apenas seis salas de aulas, dois banheiros, uma cozinha, uma secretaria, uma diretoria e uma sala para professores.

No início a escolha do nome da escola causou uma polêmica entre o nome de um deputado e o nome da Professora Marcelina de Campos, colocou-se, então, em votação pelos moradores do bairro, vencendo pela maioria o nome da Profª. Marcelina de Campos.

Foi designada na época pela Delegacia de Ensino para assumir a direção da escola a profª. Maria Auxiliadora Martins C. Dias e como secretário Evanildo Cassiano da Silva.

A escola começou funcionando em dois períodos: Matutino (5ª e 6ª) – Vespertino (pré a 4ª série).

Iniciou-se o ano letivo com poucos professores no quadro. No ginásio eram as professoras Alecil, Marilurdes, Eneida, Antônia, Rosalina, Maria de Lourdes. No primário eram as professoras: Cecília, Dilma, Maria Guilhermina, Neusa, Maura.

Os funcionários da secretaria eram: Dona Zenaide, Carmem, Marlene, Miriam. Da limpeza faziam parte: Dona Antonia, Cesarina, Iriena, Maria Lopes, Antonia Rosa, Clementina e Marcelina da Silva. As merendeiras eram: Maria José e Airta. Os guardas: srs. Sebastião e Laurindo.

No início a escola não tinha supervisora, após alguns meses foi designada pela secretaria de educação a Profª. Helenita Daltro Monteiro da Silva.

A segunda diretora eleita pela comunidade escolar foi a Profª. Alecil Regina da Silva Siqueira, que permaneceu durante 7 anos na função, deixando a direção por problemas de saúde, assumindo a direção da escola a Profª. Dilma Maria Metello da C. Lima, Eliete Fátima Aguirre de Miranda, Deize , Maria Auxiliadora, Marilurdes Campos Borralho, Sandra A. Palhano, Elvira Aparecida Xavier Ribeiro respectivamente e atualmente a Profª Mariludes Campos Borralho.

A Profª Marilurdes Campos Borralho é formada em Educação Física e é a professora que mais tempo ficou na direção até a data de hoje. No final do ano 2011, a professora deixa a DIREÇÃO da escola aguardando a sua merecida aposentadoria em abril de 2012, após vinte e quatro anos dedicados a educação nesta Unidade Escolar, sendo dez anos dedicados à direção da escola.

Em 02 de janeiro dois mil de doze (2012), toma posse a direção da escola o professor Oesley Caetano do Nascimento Lomas, mestre em ciências biológica pela UFMT ,foi professor interino no ano de 2009 a 08/05/2011, ingressou como professor efetivo em 12/05 a 23/12/2011 e eleito pela comunidade escolar, empossado em 02 de janeiro 2012, onde exerceu função de Diretor por oito meses, e por motivo familiar deixa o cargo em 01/09/2012.

No dia 03/09/2012, realizou-se nova eleição por aclamação, sendo eleita para o cargo a professora Maria Aparecida Alves de Lima, mestre em Educação pela Universidade Marta Abreu de Lãs Villas – Cuba, professora efetiva do Estado desde o ano 2000, e professora da unidade escolar desde 2007.