O conhecimento sobre as nossas referências culturais é o primeiro passo para qualquer ação de preservação do patrimônio cultural. Essa iniciativa, proposta pelo do GT de Patrimônio do IAB/SC, visa conhecer, mapear e divulgar a produção científica já existente e criar pontes entre pesquisadores e instituições de preservação do patrimônio catarinense.
O mapeamento visa unificar informações dispersas sobre projetos acadêmicos relacionados ao patrimônio cultural em Santa Catarina. Ao fazê-lo, facilita o acesso de pesquisadores, estudantes e profissionais a um banco de dados organizado e que relacione as pesquisas com o território catarinense.
Além de informar, o mapeamento visa estimular novas pesquisas. Ao expor projetos anteriores, os pesquisadores podem identificar lacunas no conhecimento e áreas que necessitam de mais investigação, promovendo o desenvolvimento contínuo de estudos acadêmicos no campo do patrimônio cultural.
Um dos objetivos fundamentais é fomentar a interdisciplinaridade entre os diversos campos relacionados ao patrimônio cultural. Ao permitir que projetos de diferentes áreas coexistam e se relacionem, a plataforma busca enriquecer as pesquisas e abordagens, promovendo uma compreensão mais holística e abrangente do patrimônio catarinense.
A plataforma busca estabelecer uma forte conexão com a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Pretende-se criar uma rede colaborativa que favoreça o intercâmbio de conhecimentos, recursos e experiências, fortalecendo a pesquisa e as ações de gestão da preservação cultural e histórico em Santa Catarina.
Serão selecionadas as pesquisas de diversas áreas do conhecimento que mostrarem relevância para o campo da preservação do patrimônio cultural em suas diversas naturezas e categorias. Incluiremos pesquisas realizadas com rigor científico em trabalhos de pós-graduação ou artigos publicados em revistas indexadas ou anais de eventos.
Os trabalhos apresentados no mapa são recebidos via formulário e as respostas enviadas passam por avaliação prévia da nossa equipe de voluntários para assegurar a credibilidade das publicações. Devido ao tempo necessário para análise e organização dos dados, os trabalhos aptos para divulgação são inseridos no mapa a cada dois meses aproximadamente.
Entre em contato pelo e-mail para saber mais sobre o projeto.
mapeamentosantacatarina@gmail.com