Os cromossomos são formados por DNA enrolado em torno de proteínas e localizam-se nos núcleos das células eucarióticas. Eles têm a grande importância de guardar as informações genéticas do indivíduo.
O cariótipo dos cachorros, Canis Familiaris, assim como um dos seres humanos é organizado em um conjunto diploide. Sabe-se que os cachorros apresentam 78 cromossomos nas suas células somáticas.
39 cromossomos estão presentes nos gametas. Como as células somáticas (diploides ou 2n) dos cachorros têm 78 cromossomos, os gametas (haploides ou n), terão metade desse valor, ou seja, 39 cromossomos.
As células do coração e das orelhas dos filhotes são somáticas; logo, elas terão 78 cromossomos ou 39 pares.
Células haploides (n) encontradas no ser humano: O ovócito e o espermatozoide são células haploides; cada uma delas possui 23 cromossomos.
O sexo biológico refere-se às características biológicas de um indivíduo, incluindo as gônadas sexuais, os cromossomos e os hormônios. Sabe-se que os cromossomos são diferentes em machos e fêmeas, assim como a genitália externa.
A partir da oitava semana de gestação dos seres humanos, pode-se descobrir o sexo biológico do bebê por meio do exame de sexagem fetal, em que se recolhe uma quantidade de sangue e se identifica se há um cromossomo presente apenas no sexo biológico masculino.
Outro exame mais convencional é o de ultrassonografia, realizado em um estágio mais avançado de gestação, no qual, através de imagens, procura-se identificar as gônadas sexuais do bebê em formação.
O par de cromossomos responsável pela definição do sexo biológico, são os Cromossomos sexuais (XX na mulher, e XY no homem).
O cromossomo identidade no exame de sexo fetal, é o Cromossomo Y, pois ele está presente apenas no sexo masculino.
Uma certa planta apresenta duas variedades: uma encontrada ao nível do mar, que produz sementes; a outra, encontrada nas montanhas, produz sementes ovais. Existe um experimento que permite verificar se a diferença na forma das sementes decorre de diferenças entre seus genótipos ou das diferenças ambientais.
É possível realizar um exame dos genótipos das duas plantas e compará-los. Alternativamente, pode-se transplantar uma das plantas para o outro ambiente e verificar se as sementes continuam com o mesmo formato de antes.
ROTEIROS DE ATIVIDADE
Preservação da Biodiversidade
YouTube:
Se Liga Na Educação - Ciências da Natureza - 01/12/22 - GENÉTICA - Canal Rede Minas [CLIQUE AQUI ]
Você enxerga todas as cores? Faça o teste! - Canal Manual do Mundo - [ CLIQUE AQUI ]