As tríades, o parafuso telúrico e as oitavas foram algumas tentativas de organizar os elementos químicos conhecidos à época, de acordo com a ordem crescente de suas massas atômicas. Posteriormente, Mendeleev conseguiu construir uma estrutura de organização dos elementos que contemplava as regularidades identificadas pelas tríades, pelo parafuso telúrico e pelas oitavas.
Com isso, ele fez uma ficha técnica de todos os elementos químicos conhecidos até então e propôs uma organização mais eficiente das que tinham sido feitas anteriormente, prevendo, inclusive, posições para elementos químicos desconhecidos à época.
As transformações na natureza ocorrem espontaneamente, de forma que o sistema formado atinja um estado de maior estabilidade. A estabilidade está relacionada ao conteúdo energético dos sistemas, já que sistemas mais estáveis possuem menor energia.
Assim, alguns átomos de elementos químicos, quando não estão ligados, são instáveis, mas, quando se ligam quimicamente a outros átomos, formam um conjunto mais estável. Dessa forma, o conteúdo energético do conjunto é menor do que a soma dos conteúdos energéticos dos átomos isolados. Nesses casos, a formação de uma ligação química é favorecida.
Quando dois átomos aproximam-se para formar uma ligação química, surge um aumento das forças de repulsão, núcleo-núcleo e elétron-elétron entre eles. No entanto, experimentalmente observamos um abaixamento no valor de energia potencial com essa aproximação. Um motivo que explique como isso ocorre, mesmo com o aumento das forças de repulsão é:
Assim como ocorre repulsão entre seus núcleos atômicos e, ao mesmo tempo, ocorre atração do núcleo de um pela eletrosfera do outro. Existe uma distância entre os átomos em que a atração núcleo-eletrosfera é maior do que as repulsões núcleo-núcleo e eletrosfera-eletrosfera e a ligação química é estabelecida.
Nessas condições, ocorre um abaixamento da energia potencial do sistema e, portanto, um aumento de sua estabilidade.