Ao longo de um dia, você irá realizar inúmeras transformações de energia em processos biológicos e tecnológicos: Respirar, digerir alimentos, correr, pensar, ver televisão ou usar o celular são exemplos de processos em que há transformação de energia.
Diante desse fato, podemos concluir que a quantidade de energia total do universo está diminuindo?
O Princípio Geral da Conservação da Energia afirma que a quantidade total de energia no Universo é sempre a mesma. Logo, nas situações descritas, há transformação de energia, sem que haja criação ou destruição.
A energia é classificada de acordo com os efeitos observados por sua presença, como a energia mecânica, seja ela cinética, seja potencial; a química; a térmica; a luminosa; a nuclear e a elétrica.
1. Formas de energia
2. Transformação e conservação de energia
• Formas de energia
• Princípio da conservação de energia
• Transformações de energia
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
• Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas, etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (BNCC-EF08CI06)
[1] MIRANDA, Lucas; A ciência por trás dos superpoderes; Ciência Hoje; Universidade Estadual de Campinas - Ed. 353 - 2019