Lucas George Wendt é Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2024). Mestrando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPGMusPa da UFRGS. Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2021). Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Acadêmico de Arquivologia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
Foi secretário eleito para a diretoria da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência - RedeComCiência (Gestão 2023/2024) e gestão (2021-2022). Profissionalmente atua como assessor de imprensa na Universidade do Vale do Taquari - Univates, instituição onde já atuou em diferentes áreas, inclusive como docente do ensino técnico entre 2020 e 2021. Participa de diferentes grupos de pesquisa e projetos de forma voluntária.
Tem experiência em Comunicação (Jornalismo, Jornalismo científico, Fotografia, Divulgação Científica); Informação (Biblioteconomia, Ciência da Informação, Cientometria, Comunicação Científica, Estudos Métricos da Informação); Cultura (Museologia, Patrimônio); e Arquivologia. Tem interesse em Informação em Ciência, Comunicação da Ciência, História da Ciência, Memória da Ciência, Patrimônio da Ciência, com ênfase nestes processos, fluxos, dinâmicas e agentes nas Geociências e nas Biociências.
Em setembro de 2025, tem 19 trabalhos publicados em periódicos científicos revisados por pares; 22 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos e cadernos de resumos; 3 capítulos de livros e 3 livros publicados. Além disso, tem diversos trabalhos em avaliação e outros no prelo para publicação em anais de eventos e periódicos científicos. Também tem materiais compartilhados em repositórios de dados e de preprints, textos técnicos e artigos de opinião publicados em diferentes veículos.
Como assessor de imprensa já facilitou a publicação de notícias sobre ciência em veículos como The New York Times, National Geographic (edições do Brasil, Reino Unido, França, Japão, Indonésia e Internacional); Eos/AGU, Phys.org, LiveScience; além de veículos nacionais como G1, Veja, TV Globo, MSN Notícias, Galileu, Isto É, O Tempo, Época, Negócios, Agência Brasil, SBT, GZH e Band.
Seu trabalho fotográfico é utilizado no Unsplash e em outras plataformas, locais nos quais disponibiliza as imagens para uso sob licença livre. Além da associação à RedeComCiência, sou associado à Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - Ancib; à Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio, à Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia: ABFHIB; e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.