Segurança de Estruturas Existentes

Objetivos da disciplina

As necessidades de manutenção e avaliação da segurança de estruturas existentes começam em alguns países a superar as necessidades de construções novas. A atividade do engenheiro de estruturas irá por isso focalizar-se cada vez mais na avaliação da segurança de estruturas existentes.

A disciplina pretende dar aos alunos as competências que lhes permitam, perante a avaliação de uma estrutura existente, na qual é necessário decidir se a estrutura é ou não segura, abordar o problema de forma correta e assim tomar uma boa decisão. Os trabalhos de reforço estrutural são em geral extremamente onerosos, pelo que o problema da segurança estrutural deve ser tratado da forma mais rigorosa possível, nomeadamente por modelar as incertezas envolvidas recorrendo a conceitos probabilísticos em alternativa ao uso do método dos coeficientes parciais de segurança.

Assim, a presente disciplina foca-se na aplicação de ferramentas probabilísticas no domínio da segurança estrutural. A aplicação dessas ferramentas está descrita no Anexo C do Eurocódigo 0. Com a aprovação nesta disciplina, espera-se que o aluno fique com um bom entendimento dos conceitos probabilísticos expressos nesse Anexo.