A Boca da Guerra

Capítulo 103

No meio da tarde, o exército de Patire se espalhou pelo norte como um formigueiro.

— Não seria excelente — perguntou Leonard — se Fulbert atacasse Henrique?

Estavam Pierre, Neville e o Acidentado dentro da sala redonda com as janelas pontiagudas. Luc também estava lá, mas o caolho andava apagado desde a morte do irmão. Além deles estavam Thaila e Bojet, o queimado poético.

— Ele venceria — disse Neville.

— Sim, mas acabaria enfraquecido e nós poderíamos derrotá-lo. — O Acidentado se inclinou para Pierre. — Não tem como o mago Fregósbor instigar uma batalha?

— Aqueles soldados não são nossos inimigos, eles são nosso povo — disse Pierre. Não queremos que se matem, queremos salvá-los. Quem deve morrer é a Guerra.

Dava para ouvir o barulho de marteladas, vozes e ordens de Patire erguendo acampamento no norte de Chambert.

— Alguém vai ter de morrer — disse Neville.

— Chambert aguenta um cerco longo — disse Luc. Foi a primeira e última coisa que ele disse no dia.

— Mas podemos nos dar ao luxo de ficar parados? — perguntou Neville.

— Lune há de nos socorrer — disse Bojet.

Sentado ao lado de Gregoire na sombra, Coalim levantou delicadamente a mão (sim, os dois também estavam lá: um na sombra do meio-irmão, o outro com índole de mesa):

— E se Lune estiver em perigo? Não sabemos o que Vivianne e Menior vão encontrar em Deran. Conheço Marcus de Lune e ele não passaria tanto tempo sem se comunicar com a irmã a não ser que algo o impedisse. E não é qualquer coisa que impede um Mestre de Lune de fazer o que quer.

— Nossa única saída é forçar Henrique e Fulbert a lutarem entre si — disse Thaila.

Pierre balançava a cabeça. Batalhas entre reis da Franária; mais do mesmo veneno não salvaria ninguém. No entanto, Coalim e Thaila tinham razão: eles não podiam só esperar para ver se Lune aparecia, apesar das certezas de Bojet. Todos esperavam que Pierre dissesse algo, mas Germon apareceu à porta, arquejante, seguido de muita gente.

— Pierre, — disse o queimado — tem uma coisa. Eu nunca vi nada igual. Acho que Sátiron está de volta.


Capítulo 104