INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DA CANDIDATURA FICTÍCIA:


NOTAS IMPORTANTES

FAZER O PREENCHIMENTO NA ORDEM INDICADA

GRAVAR SEMPRE A CADA PASSO E A CADA SEPARADOR

FAZER COPY-PASTE DO TEXTO EM ITÁLICO PARA PREENCHER AS RESPECTIVAS CAIXAS DA CANDIDATURA

(demora entre 10 a 40 minutos a preencher)


Deve registar-se e aceder ao formulário em:https://apoios.dgartes.gov.pt/WebForms/Security/Login.aspx?ReturnUrl=%2f
Novo registo: Colocar NIF, clicar em “Tomei conhecimento das normas de registo de dados”Preencher o registo com nome, email, natureza jurídica (pessoa singular) e palavra chaveIrá receber email para activar registoEntrar com o número atribuído e com a passwordGravar

E-REGISTO

DADOS DA ENTIDADEPreencher dados da entidade (em função colocar a sua principal actividade) RECURSOS HUMANOS Equipa nuclear: Nome / NIF / Vínculo / Nota biográfica (máx 2000 caracteres) / emailEm baixo indicar as funções que desempenha. Pelo menos uma relacionada com a sua actividade principal ACTIVIDADESTipo de entidade (Criação)/Data de início da atividade profissional continuada (data do início de actividade no setor da pessoa candidata) / Área Artística (predominante) / Historial (repetição da nota biográfica)Distrito / Concelho (onde exerce predominantemente a sua actividade)

CANDIDATURA

Clicar candidaturas / concursos / 2020 - Apoio a Projetos - Criação e EdiçãoClicar em “concorrer” Surge o formulário da candidatura. Nome da Candidatura: LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES*** Escolher a área: Escolher de acordo com a área predominante da pessoa candidata Observações: Serve esta candidatura para exigir a abertura de uma Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes que seja simplificada, justa e que efetivamente responda às carências do setor. A sua implementação deve ser feita com a máxima urgência.Ressalvamos que esta candidatura não pretende, de modo nenhum, questionar o atual Programa de Apoio a Projetos, que utilizamos apenas como veículo para esta ação. --- Preenchimento de separadores ---

INÍCIO

Escolher domínio: Criação
Apresentação do projeto LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES*** visa alertar para o facto de não existir uma linha de apoio de emergência às artes e à cultura e também alertar para as consequências desastrosas dessa omissão. Por esse motivo, exige a abertura da mesma urgentemente, com regras e valores dignos. Esta LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES*** é uma ação simbólica, acionada por via da criação de uma ficção, que funciona como movimento para exigir uma verdadeira Linha de Apoio de Emergência para o Setor das Artes e Cultura. Esta ação de abertura e candidatura a uma linha de apoio fictícia, serve de proposta para o Lançamento de uma Linha de emergência para o setor das artes e da cultura, com montantes e regras adequados à dimensão do setor. Por via das candidaturas fictícias submetidas, exigimos um apoio direto, a fundo perdido, não concorrencial, e sem contrapartida de criação artística ou outra, que dê resposta à situação calamitosa que vive o setor devido ao impacto da pandemia, que veio agravar a fragilidade sistémica, instalada pela suborçamentação crónica do Ministério que o tutela, em cima de uma precariedade do vínculo laboral característico das artes e da cultura. Em nenhuma circunstância, esta ação pretende interromper ou pôr em causa os concursos da DGARTES, em curso ou por abrir. Esta não é também uma sugestão de canalização dos montantes disponíveis neste concurso (embora vergonhosos) para uma Linha de Apoio de Emergência. Esta é uma linha de apoio social para profissionais das artes e da cultura, nesse sentido não pode ser assegurado por via do desvio do orçamento destinado à cultura, tendo obrigatoriamente de ter origem noutras fontes de financiamento.

EQUIPA

Clicar AdicionarAparece o nome que está no registo, clicar e gravar.

ESPAÇOS

Clicar AdicionarSelecionar concelho e distritoDesignação do espaço/outro: CASAFunção do espaço: HABITAÇÃOLotação: 1

APOIOS

Não preencher

ACTIVIDADE

Exposição do projeto Este projeto pretende colmatar a ausência de uma real linha de apoio de emergência para o setor das artes e da cultura. É urgente a criação de uma bolsa de apoio financeiro que seja distribuída com a abrangência, a clareza e a equidade necessárias para enfrentar a atual situação.Assim, como principal linha de acção, declaramos que a subsistência da pessoa candidata, diante da situação de emergência que o país e o mundo atravessam, não pode estar sujeita a concurso, nem a contrapartidas de apresentação de projetos ou outras.Deste modo, a proposta é uma resposta efetiva e urgente à óbvia e comprovada redução da dinâmica e actividade no âmbito das artes e da cultura desde Março de 2020 e, consequentemente, das futuras oportunidades de trabalho. O período considerado é o de início dos condicionamentos provocados pela atual situação pandémica e o próximo ano. Esta reivindicação temporal resulta da constatação de que não existe real conhecimento da data de término do impacto negativo da presente situação, tendo já sido reconhecido publicamente que se estenderá pelo próximo ou próximos anos. Assim sendo, está ameaçada a mera subsistência da grande maioria de profissionais deste setor pelo menos até final de 2021. Devemos lembrar que este é, desde sempre, um setor fragilizado pela continuada suborçamentação da Cultura, pela situação tendencialmente precária e intermitente de profissionais, pela falta de um enquadramento legal perante as Finanças e a Segurança Social adequado à natureza da sua actividade, assim como pelos insuficientes e ineficazes modelos de apoio existentes a estruturas e agentes culturais. Tem sido “exigido” a profissionais do setor a sua reinvenção, mas essa só pode ser concebida, desenvolvida e experimentada caso sejam salvaguardadas existiam com as condições mínimas de subsistência, aliás devidas a qualquer pessoa cidadã. Gostaríamos de deixar aqui o nosso apelo ao compromisso de uma reflexão profunda por parte do Ministério que nos representa. Este compromisso tem de passar também pela reinvenção de um futuro digno para este setor, um futuro que é para hoje e que não pode ser adiado para amanhã. Público-alvo | faixas etárias:Selecionar a faixa etária da pessoa candidata Plano de comunicação:
A necessidade de uma LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES E DA CULTURA tem vindo, desde março do presente ano, a ser amplamente abordada por diversos meios de comunicação social. A visibilidade e cobertura a este assunto demonstra também a sua total pertinência. Objetivos específicos da área artística: Assinalar “Prosseguir os objetivos específicos da área artística pela qual se candidata.” Objetivos de interesse público cultural:Assinalar TODOS os objectivos Justificação do cumprimento dos objetivos indicados:
A LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES*** visa a subsistência de profissionais do setor das artes num sentido transversal e inclusivo. A salvação do capital humano da cultura é fundamental para que todos os itens acima assinalados possam continuar a ser objectivos a perseguir.A abrangência de uma linha de apoio contribui ainda para uma maior consciência da dimensão e multiplicidade do setor, cuja visão é normalmente redutora, assim como para mapear o território cultural e artístico. Isto na esperança de que venha a haver vontade governamental de construir uma verdadeira política cultural.
Calendarização:Clicar Adicionar Domínio (residência a realizar) / escolher área artística / ações (Protesto) / actividade pública / 1 nov 20 / 31 outubro 21 / 1 sessão / 1 público / espaço (casa)


Projeto de gestão: O valor de apoio abrange março de 2020 até final de 2021, sendo que o primeiro período foi de paragem total e os seguintes de paragem total ou parcial.Sabemos que mesmo que exista um retomar da atividade há ativos que nunca serão recuperados e que este sector será afetado durante muito tempo de forma indireta. Muitas das atividades foram reagendadas para o próximo ano; a sobrelotação de programação para 2020/2021 e das equipas condicionam o enquadramento de novos projetos. Orçamento: Em despesas
Escolher a pessoa registada e selecionar 10.000€ Nota:Este valor corresponde ao patamar mínimo no formulário de apoio a projetos de criação da DGARTES e propomos que sirva de base para a candidatura. O seu efeito prático é simplesmente viabilizar o preenchimento da candidatura fictícia e não tem qualquer outro significado. Em receitas
Escolher 10.000€ em Direção-Geral das Artes

VERIFICAÇÃO E ENVIO

Validar todas as opções das seguintes caixas:“Antes de submeter a candidatura verifique que”“Declarações da entidade candidata”
Avisos/mensagens de erroERROS (NO CIMO DA PÁGINA)Corrija os erros caso surjam.Apenas quando não aparecerem mensagens de erro pode submeter.

Submeter Candidatura

Preencher o documento de contabilização no separador ADESÕEShttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclXL7iJrs8utcsreKo5Rw51dbbQmSDI_xkFSI6NrOSxX0nLg/viewform Assine a petiçãoEXIGÊNCIA DE LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTEShttps://www.change.org/linhadeapoiodeemergenciaaosetordasartes



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e da Linguagem Neutra de género.