Seja Bem Vindo ao Site Lição em Casa!

A verdade sobre a educação no Brasil não enche os brasileiros de orgulho, infelizmente ela vem enfrentando há algum tempo um déficit que afeta toda nossa sociedade.

Pesquisas no MEC - Ministério da Educação revelam que boa parte das crianças, uma em cada cinco, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, onde termina o ciclo de alfabetização, com faixa etária de 8 anos, idade apropriada para domínio da leitura e escrita, não sabem ler e nem escrever convencionalmente.

De acordo com educadores, a alfabetização na idade certa, até os 8 anos de idade é fundamental para o desenvolvimento da criança nos anos seguintes. Quanto mais se atrasa o processo de alfabetização na vida da criança, maiores problemas ela terá com qualquer processo ensino-aprendizagem nas seres subsequentes.

Mas, se por alguma razão essa criança não recebeu informação suficiente, não acompanha ou não está alfabetizada até os 8 anos de idade, ela pode e deve iniciar ou reiniciar sua alfabetização o quanto antes.

O processo de alfabetização na idade própria, vai além de simplesmente aprender a ler, na verdade os valores se invertem quando você foca apenas nessa frase "aprender a ler". Pois, trata-se exatamente do contrario é preciso ler para aprender.

O processo de aprendizagem leitura e escrita não pode ser visto unicamente como um processo que deve ser iniciado, focado e trabalhado somente na escola, aos cuidados de um professor ou educador.

Pais ou responsáveis pelo educando precisam aprimorar o conhecimento da criança além da escola, pois a leitura e escrita não está limitada apenas aos conteúdos ministrados em sala de aula.

Toda vez que uma criança ganha um incentivo a ler fora da escola, ela abrange seu conhecimento e aprende que tudo que está a sua volta requer uma leitura.

Fazer lição em casa é dar ao aprendiz uma tarefa extra classe e essa ferramenta não é novidade mas é um hábito ainda pouco explorado, mas que vem ganhando espaço entre as escolas públicas e particulares e começando a faz parte da rotina das nossas crianças.

Você já pensou que essa pode ser a saída para sua criança?

Acredita que ela tem todo o potencial para ler e escrever e que só precisa de um bom incentivo?

Fazer lição em casa é intuitivamente parte do processo ensino-aprendizagem do aluno, o seu hábito cotidiano reflete no autoconhecimento, na reflexão, na inspiração, na aprendizagem e no crescimento pessoal da criança.

A lição de casa é uma ferramenta rica e muito poderosa e os seus benefícios tem impacto direto no aprendizado dos alunos. Vejamos:

  • É uma extensão das tarefas em classe.
  • Desenvolve a autonomia.
  • Valoriza a educação.
  • Potencializa o saber e o educar.
  • Inibe a timidez por auxiliar na compreensão do conteúdo.
  • Melhora significativamente o desempenho escolar.
  • Auxilia na fixação do conteúdos em classe.

Os benefícios do aluno que faz lição de casa são muitos e não reflete apenas na criança, mas em quem ajuda com as tarefas também.

  • Trabalha a aproximação do auxiliador com a criança.
  • Cria um laço de aprendizagem para ambos.
  • Entrega a oportunidade do adulto rever ou reaprender.

Mesmo com toda a modernidade de atividades construtivistas e as formas de ensino por meio de aplicativos que a era da informação nos oferece. Não se pode esquecer da boa e velha leitura em livros físicos, o treinamento da coordenação motora através de pontilhados, a fixação do alfabeto por meio de figuras, a contagem e os números ilustrados, as cartilhas e fichas de leituras são recursos que não podem e não devem ser invalidados.

É por essa e outras razões que o site Lição em Casa vem apresentar a você o Projeto Mamãe me Ensina!