A EB2/3 João da Rosa é a sede do Agrupamento de Escolas João da Rosa, situada na Rua Caíque Bom Sucesso. Foi inaugurada em 1997.

A EB1/JI N.º 6 de Olhão, também conhecida por Escola dos Pescadores, fica localizada na Rua da Beirinha, no Bairro dos Pescadores. É uma escola que foi remodelada e ampliada em 2009 e que tem capacidade para acolher dez turmas do 1.º Ciclo e quatro grupos de Pré-Escolar. Conta ainda com uma biblioteca, refeitório com cozinha, sala polivalente, salas de apoio para docentes e não docentes e um espaço exterior dotado de um polidesportivo e espaços de lazer. As salas de aulas são amplas e interligadas duas a duas por uma zona comum, o que facilita o trabalho colaborativo entre docentes e alunos.

A EB1/JI da Cavalinha, sita na Rua João da Rosa está inserida no Bairro da Cavalinha.  É constituída por quatro edifícios: um edifício do Pré-Escolar onde funcionam três grupos dos 2 aos 5 anos, dois edifícios com a arquitetura típica do Plano dos Centenários, frequentados por nove turmas do 1.º Ciclo e outro edifício de construção mais recente que alberga a biblioteca, uma pequena sala de professores, o refeitório grande com uma cozinha e sanitários para os alunos e adultos.

A Escola E.B.1 de Marim está situada em pleno parque natural da Ria Formosa, na periferia da cidade de Olhão, freguesia de Quelfes. Encontra-se inserida numa zona residencial. É um edifício do Plano dos Centenários, com duas salas de aula, 2 arrecadações e 4 casas de banho e um edifício, de construção mais recente, onde estão localizados uma pequena cozinha (que serve de apoio ao refeitório), o refeitório/sala polivalente, a biblioteca e um WC para pessoas com mobilidade reduzida. Existe, ainda, um espaço exterior com um pequeno campo e espaços de lazer.