Laboratório de Economia Política da Corporação 

LEPoC

O LEPoC

O Laboratório de Economia Política da Corporação (LEPoC) é um grupo de pesquisa multiinstitucional e multidisplinar criado em 2023, que se dedica à pesquisa, ao ensino e à extensão relacionados às instituições e organizações econômicas.

Enquadramento

O LEPoC privilegia um enquadramento teórico crítico na subárea da sociologia econômica, combinando abordagens de economia política e do institucionalismo, e enfocando o conflito e o poder como elementos-chave do entendimento das relações socioeconômicas.

Foco empírico

1. os agentes econômicos (e.g. empresas estatais, corporações transnacionais, etc.) e as formas empresariais (e.g. sociedade anônima);

2. o empresariado como grupo de interesse e suas conexões e organizações de representação;

3. as práticas, normas e regras relativas à atividade econômica, aos níveis analíticos da firma, do setor, assim como das economias nacional, regional e transnacional; e

4. os mercados e setores econômicos que compreendem atividades de produção e finanças; e

5. os fenômenos associados ao poder econômico e corporativo.

Metodologia

As investigações conduzidas pelo LEPoC favorecem uma abordagem multimetodológica e comparativa, qualitativa e quantitativa, envolvendo métodos e técnicas especializados de coleta e análise de dados, como a análise de redes sociais (ARS), observação direta, entrevistas, surveys, análise documental, etc.

Impacto

Da perspectiva do impacto, o LEPoC busca contribuir para o aprofundamento e difusão da compreensão sobre as atividades econômicas, suas precondições e impactos, assim como sobre os grupos sociais que as coordenam, através de atividades junto à sociedade civil organizada (e.g. movimentos sociais, sindicatos, etc.).

Objetivos

1. realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre atividades econômicas e empresariais;

2. formar recursos humanos qualificados em níveis de graduação e pós-graduação com foco na pesquisa científica interdisciplinar da vida econômica; e

3. contribuir para o debate público sobre os impactos dessas atividades e os papeis desempenhados pelos grupos socioeconômicos que as coordenam.