Bons Inspetores=Pérolas


Não joguem as pérolas fora pois….quando forem procurá-las …(e a maioria vai ), podem não encontrá-las

r 

Não  joguem as pérolas fora pois….quando forem procurá-las …(e a maioria vão), podem não encontrá-las

 

Para  inicio  deste  texto, julgo conveniente enfatizar que eu sei que, qualidade se faz no  processo  e não no controle .

Alguns  dias  atrás ouvi de um  Gestor que  ele iria  transferir todo  o controle da qualidade  para os operadores como uma forma de redução de custo com mão de obra.

Baseado em 36 anos de atividades na área de Gestão da Qualidade …comentei sobre uma ação parecida  em   que eu participei em uma Multinacional  ….que demorou  2 anos de profundo treinamento, sensibilização, melhoria do processo e  materiais.

A mudança foi bem sucedida.

Lembrei  ,também, de uma empresa em que fui chamado depois que um Gerente da Qualidade  teve a mesma  idéia , encheu  a empresa de slogan do tipo  “Faça certo da primeira vez”   e  baniu  o Controle da Qualidade  já que o pessoal  “Não agregava valor “.

O chamado  ocorreu depois de dezenas de devoluções e perda de clientes que cansaram de  esperar  que a qualidade melhorasse por um golpe de sorte.

Contei esta história  ao Gestor e ele argumentou  que seria  fácil fazer o treinamento pois o pessoal era experiente.

Pensei um pouco e retruquei  “ Eu sou uma pessoa que ,creio, conheço os sinais de trânsito e as regras de civilidade com que devo me comportar no trânsito.  Entretanto,  quando  estou muito atrasado, eu me assusto com as “bobagens “ que faço até chegar no destino  ( Sinal amarelo  significa verde  ainda que feche quando estou embaixo do mesmo, e outras  coisas  que  todos  nós sabemos  ….e não vou comentar 

O objetivo foi alertar  para os momentos  em que a produção ou a prestação de serviço está atrasada….o momento onde o operador titular de uma máquina  falta ( nunca vi máquina parada porque um operador faltou )..

Neste momentos, inspetores  independentes, bons,  que conhecem sua razão de ser na organização   e se orgulham  disso ( apesar de  eventuais desconfortos causados aos amigos ..e à si mesmos) , nos  protegem.   Nos protegem de nós mesmos,  das nossa pressas,  de nossa ansiedade de  faturar.(  SÃO AS PÉROLAS pois não são todos  inspetores da qualidade que pensam assim)

O jovem e promissor  Gestor respondeu “ Eu nunca tinha pensado nisso”.  Confesso que fiquei feliz por ,talvez,  ter lançado  uma luz sobre o assunto para que tudo ocorresse sem traumas

Cuidem para não transformar  o cliente em seu inspetor da qualidade. A conta pode ser muito alta. 

É o que penso. Posso estar errado mas……é o  que tenho visto em minhas andanças. Abraços