Bons Inspetores=Pérolas


Não joguem as pérolas fora pois….quando forem procurá-las …(e a maioria vai ), podem não encontrá-las

r

Não joguem as pérolas fora pois….quando forem procurá-las …(e a maioria vão), podem não encontrá-las

Para inicio deste texto, julgo conveniente enfatizar que eu sei que, qualidade se faz no processo e não no controle .

Alguns dias atrás ouvi de um Gestor que ele iria transferir todo o controle da qualidade para os operadores como uma forma de redução de custo com mão de obra.

Baseado em 36 anos de atividades na área de Gestão da Qualidade …comentei sobre uma ação parecida em que eu participei em uma Multinacional ….que demorou 2 anos de profundo treinamento, sensibilização, melhoria do processo e materiais.

A mudança foi bem sucedida.

Lembrei ,também, de uma empresa em que fui chamado depois que um Gerente da Qualidade teve a mesma idéia , encheu a empresa de slogan do tipo “Faça certo da primeira vez” e baniu o Controle da Qualidade já que o pessoal “Não agregava valor “.

O chamado ocorreu depois de dezenas de devoluções e perda de clientes que cansaram de esperar que a qualidade melhorasse por um golpe de sorte.

Contei esta história ao Gestor e ele argumentou que seria fácil fazer o treinamento pois o pessoal era experiente.

Pensei um pouco e retruquei “ Eu sou uma pessoa que ,creio, conheço os sinais de trânsito e as regras de civilidade com que devo me comportar no trânsito. Entretanto, quando estou muito atrasado, eu me assusto com as “bobagens “ que faço até chegar no destino ( Sinal amarelo significa verde ainda que feche quando estou embaixo do mesmo, e outras coisas que todos nós sabemos ….e não vou comentar

O objetivo foi alertar para os momentos em que a produção ou a prestação de serviço está atrasada….o momento onde o operador titular de uma máquina falta ( nunca vi máquina parada porque um operador faltou )..

Neste momentos, inspetores independentes, bons, que conhecem sua razão de ser na organização e se orgulham disso ( apesar de eventuais desconfortos causados aos amigos ..e à si mesmos) , nos protegem. Nos protegem de nós mesmos, das nossa pressas, de nossa ansiedade de faturar.( SÃO AS PÉROLAS pois não são todos inspetores da qualidade que pensam assim)

O jovem e promissor Gestor respondeu “ Eu nunca tinha pensado nisso”. Confesso que fiquei feliz por ,talvez, ter lançado uma luz sobre o assunto para que tudo ocorresse sem traumas

Cuidem para não transformar o cliente em seu inspetor da qualidade. A conta pode ser muito alta.

É o que penso. Posso estar errado mas……é o que tenho visto em minhas andanças. Abraços