o que é?

Ao longo do tempo, com todas as mudanças vividas pela sociedade e pela escola e as persistentes dificuldades no ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de Matemática, configura-se cada vez mais a necessidade de ofertar um ensino significativo para os estudantes. Algumas escolas têm adotado um lugar específico e apropriado para o ensino de matemática, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM).

[...] uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, por fim, aprender a aprender (LORENZATO, 2006, p. 7).

Vindo desta ideia, o Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito da formação inicial de professores seria um espaço físico não só para armazenar recursos didáticos mas também para agregar ações voltadas para a criação, experimentação e avaliação de situações didáticas.

Também podemos compreender como “[...] um ambiente voltado para pesquisa, produção e experimentação de recursos didáticos direcionados para o ensino e aprendizagem de Matemática dos diversos níveis de ensino” (FREITAS; GONÇALVES, 2012, p.2).