Função Exponencial é aquela que a variável está no expoente e cuja base é sempre maior que zero e diferente de um.
Essas restrições são necessárias, pois 1 elevado a qualquer número resulta em 1. Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante.
Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.
Por exemplo, a base igual a - 3 e o expoente igual a 1/2. Como no conjunto dos números reais não existe raiz quadrada de número negativo, não existiria imagem da função para esse valor.
f(x) = 4x
f(x) = (0,1)x
f(x) = (⅔)x
Nos exemplos acima 4, 0,1 e ⅔ são as bases, enquanto x é o expoente.
O gráfico desta função passa pelo ponto (0,1), pois todo número elevado a zero é igual a 1. Além disso, a curva exponencial não toca no eixo x.
Na função exponencial a base é sempre maior que zero, portanto a função terá sempre imagem positiva. Assim sendo, não apresenta pontos nos quadrantes III e IV (imagem negativa).
Abaixo representamos o gráfico da função exponencial.
A função exponencial pode ser crescente ou decrescente.
Será crescente quando a base for maior que 1. Por exemplo, a função y = 2x é uma função crescente.
Para constatar que essa função é crescente, atribuímos valores para x no expoente da função e encontramos a sua imagem. Os valores encontrados estão na tabela abaixo.
Observando a tabela, notamos que quando aumentamos o valor de x, a sua imagem também aumenta. Abaixo, representamos o gráfico desta função.
Por sua vez, as funções cujas bases são valores maiores que zero e menores que 1, são decrescentes. Por exemplo, f(x) = (1/2)x é uma função decrescente.Calculamos a imagem de alguns valores de x e o resultado encontra-se na tabela abaixo.
Notamos que para esta função, enquanto os valores de x aumentam, os valores das respectivas imagens diminuem. Desta forma, constatamos que a função f(x) = (1/2)x é uma função decrescente.
Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função. Note que quanto maior o x, mais perto do zero a curva exponencial fica.
Neste vídeo é feito um resumo de potenciação. Incluindo a definição e as propriedades básicas. Dominar as propriedades de potência é muito importante pra se sair bem em função exponencial.
Neste vídeo é tratada a razão de todo número elevado a zero (excluindo o número zero) resultar em 1. A ideia se dá em razão de se manter as propriedades básicas.
Neste vídeo é trabalhado a definição de função exponencial e dado exemplos de como esboçar o seu gráfico. Comenta-se da condição para que a função seja crescente ou decrescente.
Neste vídeo é utilizado o programa winplot, que pode ser baixado no pelo link: http://www.mat.ufmg.br/~espec/tutoria...
Com ele se descreve o comportamento gráfico de funções exponenciais.
Você pode estudar o comportamento gráfico de outras funções com auxílio deste programa!
Neste vídeo é trabalhado as inequações exponenciais. Mostra-se que para resolver equações exponenciais é necessário dominar as propriedade de potenciação.
Alguma equações exponenciais não permitem que igualemos as bases de modo rápido. As vezes é necessário fazer uma substituição de variável. Neste vídeo mostra-se como realizar este procedimento.
Neste vídeo é mostrado como resolver inequações exponenciais
FUNÇÃO Exponencial. [S. l.], 13 maio 1919. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/funcao-exponencial/. Acesso em: 25 jul. 2020.
FUNÇÃO EXPONENCIAL. YouTube: Equaciona com Paulo Pereira, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLEfwqyY2ox85twFGVFa_P1HnENKz232zO. Acesso em: 25 jul. 2020.