Laboratório Digital Educacional




Olá! Tudo bem? Bem-vindo ao Laboratório Digital Educacional (LDE) da Secretaria da Educação de Sobral. 


    O Laboratório Digital Educacional – LDE constitui-se como um centro de desenvolvimento de pesquisa dedicado à produção científica, extensão e a capacitação que articula um conjunto de atividades pedagógicas, de caráter teórico-prático, nas modalidades presencial ou a distância, seja para a formação continuada, aperfeiçoamento ou disseminação de conhecimento acadêmico.


Tendo a frente o Prof. Dr. Herbert Lima, o projeto nasceu em 2020, através de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará que durante a pandemia de COVID-19 identificaram a urgência em expandir os estudos e a formação de educadores brasileiros por meio digital e assim contribuir com o desenvolvimento acadêmico-científico dos profissionais da educação.


O LDE tem como objetivo contribuir com a melhoria da educação do País através da formação dos profissionais da educação por meio digital, destacando a gestão escolar, o processo de ensino-aprendizagem e a inovação na educação. Para tal, o LDE oferece cursos on-line de 180 horas com temáticas diversas que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos profissionais da educação, tendo sido contemplados, por curso, com mais de 229.000 inscritos de todo o país.

O programa tem como público-alvo principal, professores das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação; gestores Escolares da rede pública brasileira e professores e Técnicos da Universidade Federal do Ceará e das demais universidades públicas cearenses interessadas e possui em sua grade os cursos de:



O sucesso das formações suscita, além da produção científica do grupo de pesquisa e formadores, diversos eventos e parcerias institucionais nacionais e internacionais, confirmando a qualidade e a necessidade deste tipo de programa no meio acadêmico em nosso país. O LDE apoia ainda a produção científica e a democratização do conhecimento através da mobilidade e interconexão institucional buscando fomentar a pesquisa, metodologias, uso da tecnologia, linguagens e práticas educativas inovadoras. 


Para tanto o Laboratório de Pesquisa Digital possui vínculos com programas da Universidade Federal do Ceará como o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática; o Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional e o Programa de Pós-graduação em Ensino – Polo RENOEN, além de manter uma parceria internacional com o Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE que provê intercâmbios com toda a Europa.


Venha conhecer os cursos e ações do LDE e participe dessa parte da história da educação de nosso país.