Seja bem vindo

O LabReg é um laboratório de estudos em Economia Regional, faz parte do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA), do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O nosso objetivo é desenvolver estudos que possam servir em duas frentes. A primeira é garantir contribuições para a literatura de Economia Regional, e nesse sentido fomentar essa área da ciência no Brasil. A segunda é contribuir para o desenvolvimento econômico brasileiro, sendo que o país possui uma grande diversidade socioeconômica e regional, fatores que justificam as análises em economia regional como subsídio ao desenvolvimento do país como um todo.

Notícias

O pesquisador do LabReg, Silvio da Rosa Paula, defendeu a sua Tese de doutorado nesta semana

A Tese do Silvio, com a titulação "Ensaios Sobre Seguro Rural no Brasil", é composta por três ensaios onde são avaliados os impactos causais do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no Brasil. A banca foi composta por: Dr. Gibran Teixeira, Dra. Regina Helena Rosa Sambuichi, Dr. Gabrielito Menezes e pelo orientador Dr. Felipe Garcia.

Eventos

Nossas Pesquisas

Heat stress on agricultural workers exacerbates crop impacts of climate change

The direct impacts of climate change on crop yields and human health are individually well-studied, but the interaction between the two have received little attention. Here we analyze the consequences of global warming for agricultural workers and the crops they cultivate using a global economic model (GTAP) with explicit treatment of the physiological impacts of heat stress on humans' ability to work. Based on two metrics of heat stress and two labor functions, combined with a meta-analysis of crop yields, we provide an analysis of climate, impacts both on agricultural labor force, as well as on staple crop yields, thereby accounting for the interacting effect of climate change on both land and labor. Here we analyze the two sets of impacts on staple crops, while also expanding the labor impacts to highlight the potential importance on non-staple crops. We find, worldwide, labor and yield impacts within staple grains are equally important at +3C warming, relative to the 1986-2005 baseline. Furthermore, the widely overlooked labor impacts are dominant in two of the most vulnerable regions: Sub-Saharan Africa and Southeast Asia. In those regions, heat stress with 3C global warming could reduce labor capacity in agriculture by 30-50%, increasing food prices and requiring much higher levels of employment in the farm sector. The global welfare loss at this level of warming could reach $136 billion, with crop prices rising by 5% , relative to baseline.

Diferencial de rendimentos entre EMPREENDEDORES e assalariados: uma análise para a região Sul do Brasil

O objetivo deste estudo é analisar o diferencial de rendimentos dos empreendedores e assalariados na região Sul do Brasil, tendo em vista a importância desse assunto para que se possam realizar políticas públicas eficientes em relação aos incentivos ao empreendedorismo. Para isso, utiliza-se a base de dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (PNAD-2015) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O método utilizado consiste em um modelo probabilístico com distribuição normal (probit) bem como um modelo para a correção do viés de seleção (heckit). Por fim, os resultados apontam que o empreendedor da região Sul aufere, em média, remuneração maior que um indivíduo aleatoriamente distribuído na amostra.

Óleo da Engrenagem ou Ferrugem da Máquina: o papel da corrupção no empreendedorismo brasileiro

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma evidência empírica para a relação existente entre empreendedorismo e corrupção nos estados brasileiros, utilizando uma abordagem teórica e empírica. Parte da literatura enfatiza a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico de longo prazo, enquanto outros autores destacam o papel da corrupção como redutora do crescimento econômico. No entanto, poucos são os trabalhos que buscam avaliar o efeito da corrupção como redutora do crescimento conômico, via diminuição do incentivo ao empreendedorismo. Este artigo utiliza um indicador objetivo de corrupção governamental estadual baseado no Cadastro de Contas Irregulares do Tribunal de Contas da União (Cadirreg) como proxy para a corrupção regional, e a abertura de novas empresas per capita como medida para a atividade empreendedora regional. Foram utilizados o método de dados de painel estático, dinâmico, e o método GMM-SYS para corrigir o problema de endogeneidade. Os resultados encontrados mostraram-se coerentes com a hipótese teórica grease in the wheels, na qual a corrupção influencia positivamente a atividade empreendedora em países em desenvolvimento com elevada burocracia.