Laboratório de Formação de Professores de Línguas e Tecnologias Digitais

Quem somos?

O Laboratório Formação de Professores de Línguas e Tecnologias Digitais (LabLínguas GLE-UFF) é um projeto de extensão coordenado pela Profª Cíntia Rabello do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE), constituindo um espaço de formação inicial e continuada de professores voltado para a integração das tecnologias digitais no ensino de línguas.

O que fazemos?

O laboratório tem como objetivo oferecer experiências práticas de integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores, permitindo que, ao saírem da universidade, futuros professores de línguas sejam capazes de integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de forma crítica e criativa. O laboratório também constitui um espaço de formação continuada de professores, seja da própria instituição, no intuito que possam também utilizar o laboratório em suas aulas na universidade, seja em cursos de extensão a professores em serviço, principalmente, da rede pública de ensino, para que possam integrar as tecnologias digitais em suas aulas e desenvolver o letramento digital dos estudantes do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido em diversos documentos oficiais. Além disso, o laboratório oferece cursos e oficinas voltadas para o uso de diferentes tecnologias e metodologias de ensino, tais como o ensino híbrido e o ensino on-line. Por fim, o laboratório constitui ainda um espaço para realização de pesquisas relacionadas ao ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e à formação de professores de línguas para este fim.

Como participar das nossas atividades?

As atividades do L@bLíng@s GLE-UFF são voltadas para a comunidade acadêmica de estudantes de Letras e professores de línguas em serviço ou em pré-serviço. Para saber sobre nossas atividades e programação, visite a página Atividades e siga nossas redes sociais para receber alertas de novas atividades.