Apresentação
As disciplinas Sistemas de Comunicação e Sistemas de Comunicação e Cultura Contemporânea formam um conjunto de reflexões teóricas cujo objetivo é oferecer ao corpo discente do curso de Jornalismo uma visão abrangente do campo dos fenômenos onde os enunciados de natureza comunicativa se manifestam em toda a sua complexidade, isto é, no terreno da ideologia e das formulações que abrangem a política, a economia e a cultura. Trata-se, portanto, de uma abordagem interdisciplinar que tem nas construções simbólicas das mensagens o seu núcleo de observação e análise. Sob qualquer ângulo, em quaisquer linguagens, essas práticas comunicativas - aceleradas nas duas últimas décadas pela emergência disruptiva das tecnologias digitais - constituem um território de poder que afeta fortemente suas atividades profissionais.
A intenção dos seminários nessas duas disciplinas é construir com alunas e alunos, um suporte conceitual que lhes assegure autonomia de análise frente a esse complexo de situações que marcam o mundo contemporâneo e que tem na informação um elemento dinâmico da ação do Estado. Será amplamente satisfatório o resultado que signifique a mobilização intelectual daqueles e daquelas que estiverem engajados nesta proposta. De forma complementar, a ideia se desdobra na produção de projetos de estudos/pesquisas que eventualmente possam se transformar em produtos que consolidem trabalhos de conclusão de curso ou estágios de Iniciação Científica e ue tenham afinidade teórico-conceitual com o projeto docente em desenvolvimento (acesse aqui).
Esta página destina-se à organização dos textos que serão estudados e discutidos ao longo dos semestres de oferta dos dois seminários. Os trabalhos disponibilizados aqui são de autorias consolidadas no cenário da sociologia contemporânea em suas várias ramificações epistêmicas e obedecem, na sua sequência, aquilo que chamamos "historicidade científica", isto é, o processo acumulativo de apreensão da realidade permitido pelo avanço da pesquisa teórica e empírica sobre os objetos de estudo.
J.S.Faro