Em nossa primeira sessão iremos (eu e você) fazer o levantamento das suas demandas, entender suas questões e fazer intervenções que já te ajudaram, após isso iremos alinhar todos seus objetivos com o processo da terapia e traçar os caminhos. Faremos também o seu RAIO X emocional, que é um teste psicológico que nos ajudará a avaliar várias facetas da sua personalidade. Aqui não existe receita pronta, cada paciente será tratado como único, e criado um processo para sua evolução.
A psicoterapia é uma ciência do campo da psicologia, é a ferramenta que o psicólogo utiliza para promover sua saúde mental e bem estar. A terapia não é um processo que busca apenas a cura de doenças emocionais, estes casos são muito bem vindos também, mas existem muitos sentimentos que não são doenças e causam muita dor e sofrimento. Clique em saiba mais e veja como penso sobre a terapia!
A avaliação neuropsicológica é feita por meio de um conjunto de testes e questionamentos. A primeira consulta é voltada apenas para a exposição de queixas.
O paciente compartilha as suas dificuldades, bem como o que deseja alcançar com a avaliação.
A partir de então, o neuropsicólogo realiza uma série de questionamentos para montar o perfil do paciente. Um dos principais fatores avaliados é o histórico familiar.
Além de precisar saber o histórico de doenças da família, o profissional procura conhecer como foi a infância e adolescência do paciente para identificar tendências comportamentais durante o seu crescimento.
Os pais ou familiares próximos do paciente são chamados para responder perguntas que ele é incapaz de responder.
No caso de crianças e adolescentes, também são feitas entrevistas com professores. A percepção dos pedagogos acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade, capacidade de comunicação e respeito a autoridade na sala de aula é importante para compreender o comportamento escolar dos pacientes.
Neste caso, o neuropsicólogo pode visitar a escola ou requisitar o preenchimento de formulários e escalas.
Os testes voltados aos próprios pacientes têm como função examinar o funcionamento das suas funções cognitivas, levando em consideração a idade e escolaridade dos pacientes, como TDAH, TEA.
Todo esse processo costuma ser feito entre 8 sessões, dependendo da necessidade. Ao fim das sessões, o profissional faz a devolutiva ao paciente e/ou pais com o resultado da avaliação, recomendações de tratamento e orientações pertinentes para o seu caso.
O objetivo da consultoria é auxiliar a empresa durante o recrutamento e seleção. Assim, o processo de contratação fica melhor direcionado para encontrar profissionais que se encaixem na cultura da organização.
Outra vantagem é manter bons colaboradores na empresa. Muitas vezes funcionários qualificados são perdidos e a companhia não sabe o motivo. Com a consultoria, não apenas entenderá o problema, mas encontrará a solução para ele.
Um processo terapêutico voltado para empreendedores? SIM! Aos 23 anos comecei a empreender, e entendi o quanto este caminho é solitário. Existem varias renuncias que precisam ser feitas, estabilidade, tempo, família, ciclos sociais e muito mais. Atendendo centenas de pacientes que empreendem, ou que tem vontade de empreender, criei o método TPE, que é justamente o fortalecimento emocional e de mudanças de pensamentos sobre as crenças que são criadas em relação ao empreendedorismo. Se você empreende, ou pretende, este método e para você!
A psicoterapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem terapêutica que visa modificar comportamentos. É indicada para tratar transtornos do espectro autista (TEA) e outras condições que afetam o desenvolvimento.
A psicoterapia online é uma alternativa para brasileiros que moram no exterior.
Mesmo que você seja fluente no idioma do seu país de residência, fazer terapia com uma psicóloga brasileira pode ser mais acolhedor do que estar com um profissional que tem o idioma nativo diferente do seu. Em contato com um profissional da sua língua materna, a possibilidade de conexão da sua fala com seus pensamentos torna-se um processo de maior fluidez, facilitando o autoconhecimento. As palavras estão carregadas de afeto, ou seja, estão recheadas de sentimentos, emoções e memórias afetivas. O idioma tem a ver com o contexto de cada cultura.
Para os brasileiros que saem do Brasil, principalmente no período de adaptação (certamente variando para cada história de vida), entrar em contato com uma pessoa que fala sua língua, possibilitará uma ponte de maior conexão na relação terapêutica.
Se você quer mais detalhes sobre o funcionamento de uma psicoterapia online comigo, entre em contato.
Namorados e casais casados que procuram uma maneira de se relacionar mais saudável e emocionalmente madura se beneficiam com a terapia de casal.
O objetivo dessa modalidade de terapia é encontrar soluções para os problemas conjugais, visando tornar o convívio diário mais agradável e alinhar os objetivos dos cônjuges para o relacionamento.