Educação Financeira para Jovens

O que é Educação Financeira?

Segundo o Nubank (2021) de forma objetiva, entende-se como educação financeira a habilidade de entender como o dinheiro funciona, de maneira que ela está diretamente relacionada com a organização das finanças e todo o planejamento de ganhos x gastos, e projeção futura do dinheiro.

Qual a sua importância?

De acordo com Bia Santos (2021) com a educação financeira, as pessoas evitam as temidas dívidas. Ninguém gosta de ficar endividado e passar o mês inteiro pensando como vai fazer para quitar suas contas. Por isso, é preciso mudar a forma como uma pessoa se comporta em relação às suas finanças.

Dessa forma, segundo o artigo publicado pelo Blog.rico (2021) na ausência da educação financeira a independência financeira acaba se tornando um objetivo difícil de ser alcançado. Um dos fatores apontados que mais geram procrastinação no momento de dar o ''start'' em uma vida financeira saudável é a espera do momento perfeito, como por exemplo o ''salario perfeito'', é necessário portando entender que quanto antes for desenvolvida a mentalidade financeira consciente mais rápido será possível visualizar os benefícios da melhor rentabilidade do dinheiro.

Ainda de acordo com o Blog.rico (2021) sabe-se que poupar dinheiro não é uma tarefa simples, e que essa mentalidade não se desenvolve da noite para o dia, por isso a educação financeira deve ser tratada como algo essencial no dia a dia, para que seja possível tornar o planejamento financeiro um habito.

Logo, com base nos pilares da educação financeira, busca- se ensinar por meio da teoria quais são os conhecimentos, habilidades e como adquiri confiança para tomar as melhores decisões financeiras.


Momento reflexão

Após entender o significado básico de educação financeira, faça algumas perguntas a si mesmo:

  1. Eu controlo meu dinheiro ou ele me controla?

  2. Após receber salário/mesada/economias sobra algo?

  3. Ao final do mês meu saldo está sempre zerado?

  4. Gasto em excesso com coisas que não são necessárias?

Você respondeu mais sim do que não? Isso significa que você precisa aprofundar seu conhecimento em educação financeira para sair do ciclo vermelho e começar a ver o dinheiro prosperar!

Para entender melhor sobre educação financeira assista o vídeo abaixo:

Agora que você já entendeu o que é educação financeira, qual a importância dela para os jovens?

De acordo com Pravaler (2020), sabemos que a educação financeira é válida para todas as idades, porém para os jovens é ainda mais importante, pois é na juventude onde iniciamos a independência financeira, começando a obter responsabilidades com as despesas e é nesse momento que se deve administrar com inteligência o dinheiro.

É nesta parte da vida que devem ser aplicados os conceitos da vida financeira e começar a pratica-las:

  • Disciplina

  • Organização e planejamento

  • Autoconhecimento

  • Autonomia e independência

Democratização do acesso ao mundo dos investimentos:

De acordo com a Melissa Charchat (2020) com as incertezas em nossas vidas hoje, principalmente no campo da economia, entender o mercado financeiro é essencial, o que reforça ainda mais a importância da educação financeira para entender como funciona o mundo da economia, tal como a bolsa de valores e o mercado de investimentos no geral. Dentro do processo econômico a participação dos jovens se tornou algo essencial para para que a economia se construa mais sólida, uma vez que se antes apenas grandes empresas faziam parte do mercado financeiro, com o advento da tecnologia esse acesso foi democratizado com o surgimento de diversas plataformas digitais que possibilitam que todos possam participar do mundo dos investimentos.

Embora a participação dos jovens no mercado financeiro ainda seja pequena, de acordo com um estudo feito pelo blog Valor Investe (2019) com a grande variedade informações disponíveis na internet, tal como, canais no youtube, e páginas de influenciadores digitais, ocasionaram na entrada de mais jovens no mercado de investimentos, conforme ilustrado na projeção abaixo:


É importante salientar que outros fatores como, a reforma da previdência e a falta de rentabilidade ao apostar na renda fixa, contribuiriam da participação de jovens nesse mundo.

Mas calma! Sabemos que o mundo dos investimento parece um bicho de sete cabeças, e por isso nos conteúdos a seguir apresentamos algumas dicas de como aprofundar seu conhecimento em educação financeira e desmitificar esse assunto.

Conheça junto com a Nathália do canal ME POUPE, quais são as dúvidas mais frequentes dos jovens:

Abaixo você encontra algumas dicas de livros e Podcasts para aprofundar seus estudos em educação financeira!