Titanoboa, a maior serpente já encontrada no mundo


Conheça os detalhes sobre a maravilha natural pré-histórica



A Titanoboa é a maior serpente já encontrada no mundo, podendo devorar crocodilos inteiros sem esforço. Chegando a quase 15 metros de comprimento, essa serpente colossal viveu há 60 milhões de anos no período Paleoceno, o período após a extinção dos dinossauros. Foi descoberta no final de 2009 em uma mina de carvão colombiana, onde também foram encontrados outros 28 fósseis da mesma espécie. 

O que se sabe, de acordo com paleontólogos, é que a serpente não matava as presas com sua mordida ou veneno. Seu modo preferido era, como atualmente a sucuri e a jiboia, o esmagamento: quebrar todos os ossos com uma pressão de 400 libras por cm quadrado, equivalente a 3 torres Eiffel, segundo informa a Super Interessante.

A mandíbula era bipartida, suas partes não sendo rigidamente ligadas e permitindo que abrisse a boca em um ângulo de 180 graus, o que lhe tornava possível engolir um animal com 4 vezes o tamanho da sua cabeça, sem dificuldade. Seus alimentos preferidos eram crocodilos e tartarugas gigantes, Em poucas horas, era capaz de engolir uma tonelada de comida, e após haver se alimentado passava um ano hibernando enquanto fazia a digestão.

No momento de capturar uma presa, a Titanoboa se movia em uma velocidade de 3,5 metros por segundo, conseguindo ‘rastejar’ quilômetros camuflada entre folhagens sem ser notada - prova de que seu peso de 1,3 toneladas não atrapalhava sua velocidade.

Ela não era capaz de manter sua temperatura corporal, dependendo do ambiente para se aquecer, o que na época, segundo pesquisas, poderia chegar a mais de 35 graus. Com base nesta informação, diversos cientistasexplicam sua extinção devida à queda da temperatura no planeta Terra. E a temperatura, subindo agora - será que poderemos ver Titanoboas vivas em breve?



fontes: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-era-a-titanoboa-a-serpente-pre-historica-gigante/