Não/ J.M. De Marco Fagundes
Sim/ Felipe Furtado De Carvalho
SIM
Felipe Furtado De Carvalho
Houve, com a chegada do novo Five Nights at Freddy's, uma grande expectativa, incluindo várias lojas lotadas. O jogo, apesar da espera, levanta uma questão: será que ele é mesmo um fnaf, ou seja, um legítimo Five Nights at Freddy's?
Há muitas diferenças em relação a um fnaf, ao ponto de nos perguntarmos se deve carregar esse nome. Não será apenas um jogo que mostra o que aconteceu após o “fim” de fnaf? É isso o que se vai discutir adiante.
FNAF Security Breach foi lançado com uma mecânica nova: agora se pode andar pela pizzaria (shop). Por esse motivo, algumas pessoas falam que não se trata de um fnaf, mas há vários fatores que negam isso.
Em primeiro lugar, trata-se de uma continuação da franquia. Aliás, também foi Scott quem fez tanto o primeiro fnaf - o jogo se chama Five Nights at Freddy’s, daí a abreviação - quanto este, o Security Breach.
Porém, outros detalhes também demonstram que existe continuidade entre o primeiro e essa sequência.
Como os outros jogos da franquia, Gregory tem acesso às fazcam - que seriam as câmeras do local. É possível obter as fazcam no início do jogo, assim como no resto da franquia.
Além disso, há outros motivos que nos fazem lembrar o tempo todo de que Security Breach é sim uma sequência da franquia de Five Nights at Freddy’s e um legítimo fnaf. Burntrap, o vilão da história desde o primeiro fnaf até agora, aparece para se vingar, mas o protagonista o derrota como, aliás, ocorre em toda as versões anteriores. As evoluções do vilão, que passou de William Afton para Springtrap e Scraptrap, agora, nessa atualização, se torna Burntrap, o que lhe confere o aspecto de continuidade.
Ao contrário das fan mades, que são jogos feitos baseados em jogos originais, Security Breach é uma parte da franquia de Five Nights at Freddy’s, e não uma versão extraoficial. Nesse jogo, há também um animatronic, os inimigos da franquia, que é a junção de todos os robôs antigos e que se chama Blob, demonstrando que se trata apenas de um momento da sequência da história.
Resumindo, Scott, o criador, apenas quis inovar a mecânica do jogo para ganhar mais visitas, evitando se tornar repetitivo.
NÃO
J.M. De Marco Fagundes
São vários os fatores que nos levam a pensar que não, não é um fnaf. Não bastaria, por exemplo, ser capaz de andar pelo cenário, algo que já acontecia em alguns momentos em sister location (é o quinto jogo da franquia de fnaf). Este detalhe não faz do jogo uma continuidade do anterior, apenas um recurso tão utilizado em vários outros games.
Aliás, o personagem principal não é mais um trabalhador “honesto” do local. É uma criança, aparentemente chamada Gregory, que se esconde dentro do Glam Rock Freddy (um robô que ganhou consciência e quer ajudá-lo a escapar do shopping). Porém, Gregory acaba preso no shopping tematizado no Freddy fazbear pizza entertainment, um restaurante. Portanto, ao contrário de todos os outros fnafs, o personagem controlado pelo jogador não é mais um trabalhador, mas sim um menino que acabou preso lá por acidente. Isso já é mais que um detalhe, é uma diferença crucial entre os jogos.
Além disso, os animatronics, robôs inimigos que tentam matar o jogador em todos os jogos da franquia, não são mais adversários conscientes. Antes, eles possuíam alma - agora, não. Havia, em toda a franquia, um erro de programação que fazia com que os animatronics ganhassem consciência e perseguissem o personagem principal. Dessa vez, eles foram hackeados intencionalmente para se tornarem inimigos, o que descaracteriza o sentido principal das ameaças do jogo.
O Blob, a fusão de todos os robôs com almas em um só, fica a todo o momento desacordado, só despertando quando o jogador já venceu o jogo. Antes, os robôs mantinham-se acordados e reconheciam o que lhes havia acontecido. Só há um animatronic consciente agora que nos ataca: Burntrap. É muito pouco, considerando a ideia da franquia.
Outros detalhes que fazem do Security Breach algo diferente de um Five nights at Freddy 's seriam: não ter cinco noites e ter várias opções para se fazer, inclusive de finais, coisa que nunca teve. Não seria o nome do jogo cinco noites no shopping amaldiçoado?
Olhando isso, você vê o que é Security Breach em relação a fnaf 's. Por isso, não se trata tecnicamente de um Five nights at Freddy 's. Apesar disso, o jogo não deixa de ser divertido.
Uma boa semana para todos e até a próxima!