Pesquisa aponta as escolhas de emprego dos alunos do Colégio Terra
DataJET feito no segundo semestre de 2021 traz a conclusão da pesquisa de emprego
O Data JET foi feito durante parte do segundo semestre de 2021 e coletou respostas de quinze participantes. Apesar do número reduzido, assim como nas pesquisas feitas em âmbito nacional, a qualidade das respostas foi suficiente para esclarecer um pouco das dúvidas e certezas de nosso público. O tema abordado pelo formulário foi o campo de profissões. Com ele, conseguimos ter um panorama de quais os sonhos e as indecisões dos alunos do Colégio Terra em relação ao futuro profissional. Algumas respostas foram surpreendentes e merecem atenção.
Na segunda pergunta foi notado um equilíbrio, uma proporcionalidade nas respostas. Questionava-se quais as áreas de atuação os alunos preferiam, quando pensavam em seu futuro profissional Houve igualdade percentual para as áreas de Ciências da natureza, Humanas e Exatas, cada uma respectivamente com 26,7% do gráfico. Nesse equilíbrio de respostas das futuras áreas de trabalho em nosso colégio, ainda existe a indecisão, que percorreu 20% do gráfico.
As diferentes escolhas dos pais podem haver influenciado as respostas dos alunos. Ainda assim, muitos assumiram a indecisão como alternativa. O gráfico demonstra que há uma ampla diversidade, equilibrada, de opiniões em nosso meio. Há aqueles que se interessam mais pelas áreas com relação à natureza, aos animais, à botânica, assim como há quem goste de números e mesmo da palavra escrita - história, geografia e outras áreas do conhecimento humano.
A terceira pergunta ajuda a responder outra - quantas profissões os alunos conhecem. Foi demonstrado na segunda pergunta que existe indecisão, mas a maioria dos alunos alega conhecer mais de 10 profissões, e assim é gerada uma nova pergunta: será que realmente conhecemos mais de 10 profissões? Ou apenas acreditamos conhecer, mas ainda não as conhecemos realmente? Se a questão de conhecer é apenas saber o nome, então todos conhecemos mais de milhões. Agora, se conhecer for saber a fundo, não tudo, mas perto, então podemos compreender que as indecisões nas respostas são consequência provável desse pouco conhecimento das carreiras profissionais.
Assim, chegamos à conclusão de que há diversas influências quando se trata de escolher uma profissão. Desde a escolha dos pais até os gostos cinematográficos, ou exemplos de conhecidos. De todo modo, percebemos que ainda é cedo para que os alunos se sintam totalmente à vontade para a escolha profissional. O que, aliás, é compreensível, pela idade e a falta de necessidade dessa escolha agora. O importante é que o DataJET nos auxiliou a entender melhor o nosso público. E, para aqueles que têm muitas dúvidas, foi possível já apresentar e estimular a pesquisa sobre carreiras futuras.
Obrigado por ler essa matéria e boas festas.